Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2010 - 14:00

Novo presidente da ABIMEI quer aumentar a representatividade da associação

Eleito em assembleia, Ennio Crispino, da Doosan Infracore América, coloca a representatividade entre as prioridades da sua gestão. Estreitar o relacionamento com órgãos governamentais e oferecer assessoria de comércio exterior aos associados também fazem parte das metas da nova gestão.

A ABIMEI – Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais – aprovou no dia 12 de agosto (quinta-feira), em Assembleia Geral, o nome de Ennio Crispino para a presidência da entidade. Diretor geral da Doosan Infracore América para toda a América Central e do Sul, Crispino tomará posse no dia 1º de setembro e irá conduzir a associação pelos próximos dois anos. A diretoria e o Conselho também foram renovados (veja abaixo), o que dará um novo fôlego à associação. Engenheiro por formação, Crispino já projetou as principais prioridades da sua gestão – e o aumento da representatividade está entre as primeiras. “Vamos reforçar a ABIMEI com associados de diferentes áreas de atuação, em diferentes regiões do país, de modo a expressar mais fielmente o perfil do segmento importador de máquinas-ferramenta e equipamentos industriais no Brasil”, afirma. Segundo ele, o segmento é caracterizado por quatro grupos de empresas: as multinacionais que mantêm operação no país, os distribuidores, os fabricantes que também importam e os prestadores de serviço, como tradings e consultorias de comércio exterior. “Tomamos cuidado de manter essa representação também na composição da nova diretoria e do Conselho”, diz, numa demonstração da importância do tema para a atual presidência.

Com mais representatividade, ficará mais fácil para a associação aproximar-se dos órgãos governamentais que definem as políticas de importação, sobretudo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). “Precisamos fazer nossa voz ser ouvida em decisões que impactam diretamente no nosso negócio, como o imposto de importação e as listas de ex-tarifário”, sustenta. Para os associados, as metas incluem assessoria nos processos para obtenção de “ex-tarifário” e na solução de seus problemas fiscais e aduaneiros e a busca de fontes alternativas de financiamento para a importação de bens de capital: “Este será o nosso grande desafio, porque não existem linhas com taxas atraentes e específicas para a importação de máquinas e equipamentos”. Crispino pretende ainda fornecer aos associados informações estatísticas confiáveis sobre o mercado brasileiro quanto ao seu tamanho e projeções de crescimento, por meio de uma consultoria econômica. “Estas metas e ações estão expressas na própria Missão da ABIMEI, que é: “Aumentar a Competividade das Máquinas e Equipamentos Importados e Criar Novas Oportunidades de Negócios”. Vamos apenas reitera-la“, conclui.

Novo presidente da ABIMEI - Ennio Crispino, 47 anos, tem longa experiência na área de Vendas Industriais de Máquinas-Ferramenta, principalmente as numericamente controladas (CNC). Engenheiro mecânico com MBA Executivo, ambos pela Escola Mauá de Engenharia, está à frente da Doosan Infracore América – Divisão Machine Tools (ex-Daewoo Heavy Industries América, de origem sulcoreana) desde 1999, reportando diretamente à Subsidiária Americana. É Gerente Regional de Vendas para América do Sul e Central, cobrindo Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Costa Rica e El Salvador. Seu currículo inclui ainda passagens pela Zayer, fabricante de máquinas de origem espanhola; COSA, distribuidora de máquinas importadas, Deckel e Traubomatic, fabricantes de equipamentos de origem, respectivamente, alemã e brasileira, atuando sempre na área de Vendas de bens de capital com aplicações no setor metal-mecânico.

Nova Diretoria e Conselho da ABIMEI: Presidente: Ennio Crispino | Vice-Presidente: Paulo Roberto Castelo Branco – Tecnopress | Diretor Financeiro: Daniel Dias Carvalho – Fagor Automation | Diretor Secretário: Edmilson Gisler – Ferramentas Gerais.

Presidente do Conselho: Alcino Bastos – Okuma | Membros: Aldo Rosca – Powermaq | Airton Heidrich – Free Trade | Jorge A. Krzyanowski – CIMHSA | Luiz C. Ferreira – SIMCO.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira