Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2007 - 10:10

1º. Prêmio ABRAz/Janssen-Cilag de Jornalismo com inscrições abertas em todo o País

Cerca de 1 milhão de brasileiros sofrem da doença de Alzheimer, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No mundo, entre 17 e 25 milhões de pessoas são afetadas, o que representa 70% do conjunto das doenças que afetam a população geriátrica. Além disso, estima-se que a incidência desta demência -- que é a 3ª causa de mortes nos países desenvolvidos -- perde apenas para as doenças cardiovasculares e para o câncer. Assim, toda informação que possa esclarecer e conscientizar a população sobre o assunto é cada vez mais valorizada, especialmente entre os pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde.

Pensando nisso, a ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares – em parceria com a Janssen-Cilag, realiza este ano a primeira edição do Prêmio ABRAz / Janssen-Cilag de Jornalismo, com o intuito de premiar jornalistas que produzam reportagens sobre a enfermidade. O objetivo da premiação é prestigiar trabalhos jornalísticos que, de fato, possam difundir informações sobre a doença de Alzheimer e mostrar a importância dos cuidados e tratamento adequados. Haverá duas premiações, uma delas dirigida ao melhor trabalho publicado na mídia impressa (jornais e revistas) e a outra, que tenha sido veiculada na mídia eletrônica (televisão e rádio).

As inscrições devem ser feitas entre os dias 14 de maio e 31 de julho de 2007. Os trabalhos premiados na mídia impressa e eletrônica serão disponibilizados no site da ABRAz logo após a data da premiação, que será realizada no dia 21 de setembro. Mais informações e o regulamento completo do prêmio podem ser encontrados no site: http://www.abraz.org.br.

A doença de Alzheimer - A doença de Alzheimer é uma enfermidade progressiva, de evolução lenta, que danifica o cérebro e é mais comum entre os idosos. A doença afeta preferencialmente pessoas acima de 60 anos e vai dobrando a cada cinco anos, até atingir 30 a 40% aos 85 anos de idade. Estima-se que 10% das pessoas acima de 60 anos venham a desenvolver a doença de Alzheimer, sendo que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira nesta faixa etária soma mais de 14.5 milhões de pessoas.

Nos diferentes estágios da doença são observados vários sintomas cognitivos e comportamentais, que pioram com o avançar do processo degenerativo cerebral. Esta enfermidade piora o prejuízo intelectual gradualmente, indo de episódios de esquecimento até a total incapacitação mental. Apesar de não haver cura para doença, pode-se fazer muito para diminuir os sintomas comportamentais e emocionais do paciente e, também, para proporcionar à família uma sensação de controle da situação.

Perfil da ABRAz - A ABRAz é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da educação em saúde, formada por familiares de portadores da doença de Alzheimer e por profissionais da área da saúde e de outras áreas de humanas e sociais e voluntários. O trabalho da ABRAz consiste em transmitir informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença e, também, orientar sobre os aspectos cotidianos do acompanhamento do portador. Dentre as várias atividades desenvolvidas pela ABRAz é possível destacar os grupos de apoio aos familiares, o atendimento pessoal à família, a produção de boletim informativo e o site. O principal propósito da Associação é ajudar as pessoas a entenderem e aceitarem melhor a doença, favorecendo assim o melhor encaminhamento para os pacientes e uma qualidade de vida mais digna tanto para o portador como para a sua família. | Site: www.abraz.org.br.

Sobre a Janssen-Cilag - Presente no Brasil desde 1937, emprega hoje cerca de 800 colaboradores, com escritório central em São Paulo-SP e parque industrial em São José dos Campos-SP. Combinando inovação científica aos cuidados com a saúde, atualmente desenvolve e comercializa cerca de 60 marcas de medicamentos destinados a atender as necessidades de pacientes em diferentes áreas terapêuticas, como neurologia, psiquiatria, hematologia, infectologia, nefrologia, gastroenterologia, oncologia, saúde feminina, biotecnologia, transplantes e dor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira