Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2007 - 10:32

Novíssima Geração reúne finalistas antenados com a moda e com o mundo

Evento realizado na Fenit e que já revelou grandes nomes da moda nacional, conta com candidatos que utilizam tecidos e temas atuais em seus looks, como reciclagem e tecidos orgânicos, além de muita inspiração.

Grandes talentos da moda brasileira nascem em grandes eventos. E o mais tradicional deles, a Fenit – Feira Internacional da Indústria Têxtil é pioneiro em abrir as portas deste mercado da moda para os futuros estilistas por meio do Concurso “Novíssima Geração”.

Revelador de nomes como Karla Girotto, Fabia Bercsek, Deoclys Bezerra, Wilson Ranieri e Jefferson de Assis, o concurso deste ano, que tem como tema “Moda e Tecnologia” apresentará cinco finalistas: Ana Paula Mendes Oliveira e Francesca de Paula Cunico Córdova, da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo – SP), Thais Collegari Fernandes, da Universidade do Estado de Santa Catarina – SC, Liege Lopes Sales, da Universidade Estadual de Londrina – PR, e Dieferson Alisson Gomes, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Salto – SP).

Organizada e promovida pela Alcantara Machado Feiras de Negócios, a Fenit 2007 ocorre de 26 a 29 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com os desfiles acontecendo no dia 28, às 18h, no palco Fenit, de styling assinado por David Polak e direção de Cláudio Santana.

Numa primeira etapa, a seleção foi feita pelos acadêmicos Nilzeth Gusmão, do Centro Universitário de Belas Artes (SP), Mauro Fiorani, da Faculdade Paulista de Artes (SP) e Luciane S. Panisson, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Salto/SP), que escolheram apenas 20 trabalhos. Dos selecionados, uma comissão julgadora formada por profissionais da moda escolheu os cinco finalistas.

O júri, que teve a difícil tarefa de escolher os finalistas, foi formado por Maria José de Carvalho, diretora-presidente da ITT Press, Rozze Angel, jornalista da ITT Press, Deborah Bresser, editora do Jornal da Tarde, Patricia Franco, coordenadora de moda da Alcantara Machado, e Claudia Romano, consultora de moda, que avaliaram os seguintes critérios: Coerência entre o tema e a coleção apresentada, Apresentação do Desenho (Qualidade e Técnica), Justificativa sobre a coleção e a matéria-prima utilizada, Harmonia e equilíbrio dos estilos e Criatividade.

A inspiração de cada jovem estilista - Sob o tema “Do Lixo ao Faxion”, Ana Paula Mendes apresenta uma coleção desenvolvida a partir da tecnologia dos tecidos recicláveis e ecologicamente corretos. Jeans com fibras de algodão reutilizado, látex natural da Amazônia, lã orgânica e tecidos desenvolvidos a partir do poliéster feito de garrafas PET recicladas.

De acordo com Ana Paula, uma pesquisa realizada com catadores de lixo a inspirou no tema a ser apresentado na passarela. “Precisava de um assunto para dar vida à coleção e, a partir dessa pesquisa, a coleção recebeu o nome ‘Do Lixo ao Faxion’, onde uni a moda com a conscientização para preservação da natureza e a valorização da vida dos catadores que recolhem materiais que podem ser reciclados”, ressalta.

Baseada na temática que mistura tecnologia e ecologia, o jovem Dieferson Gomes, de apenas 18 anos, traz “Ecotech: Contemporaneidade e Moda”, para o palco do Novíssima Geração. Segundo Gomes, a valorização da Eco-Technologia faz com que cada peça possua conceitos contemporâneos, oferecendo ao mercado novas formas que redesenham o corpo, de maneira prática e confortável, à base de matérias-primas alternativas, aviamentos especiais e estamparia inspiradas nas formas curvilíneas e orgânicas da flor Azaléia.

“Estou muito feliz em ter a oportunidade de mostrar esse trabalho em um evento que já revelou grandes nomes do mundo da moda. Acredito que, para jovens estilistas como eu, participar de uma Fenit é um divisor de águas”, comemora Gomes, que também destacou as formas práticas da coleção, que utiliza o zíper em todos os modelos.

“O novo já nasce velho” é o tema da coleção de Liege Sales, que inspirou-se no desenho animado “Os Jetsons”. Ela explica que os looks têm como referência a família – tema do desenho – e uma imagem nostálgica, otimista e inovadora, onde tudo é rápido e dinâmico. As linhas simples das roupas seguem shapes da década de 60, época da criação da série e que tinha como ícone de elegância Jacqueline Kennedy Onassis.

Dentre as matérias-primas utilizadas na coleção estão os tecidos tecnológicos. “Esses materiais vêm de encontro aos anseios atuais como não amassar, fácil secagem e fluidez”, destaca Liege.

Retratar o tempo atual através da moda. Esse é o objetivo da coleção de Francesca de Paula Córdova, inspirada na obra “Modernidade Líquida”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925), um dos grandes pensadores das vivências sociais sob a globalização e, em particular, das conseqüências das representações sobre a convivência urbana. A intenção da estilista é apresentar uma coleção que permita utilizar roupas que possam deixar as pessoas que as usam mais velozes e eficientes para enfrentar o caos da vida urbana em pleno século XXI, porém, mais protegidas.

“As roupas são mescladas com peças hora estruturadas com barbatanas e matelassês, hora leves e volumosas, propõem um novo olhar e uma nova atitude”, comenta Francesca.

É do oriente que vem a inspiração da coleção “Tecnipônico”, de Thaís Fernandes, de Santa Catarina. A jovem estilista busca unir a tradição da cultura japonesa e sua tecnologia contemporânea. “Os rituais dos antigos samurais e das jovens gueixas misturam-se à cultura ocidental, traduzindo sensualidade, sofisticação, modernidade e originalidade”, destaca.

Na coleção, volumes amplos e modelagens com novas proproções conferem uma silhueta feminina e contemporânea. Os comprimentos ficam ligeiramente acima dos joelhos ou sobre eles, e a cintura aparece tanto marcada quanto logo abaixo do busto.

Perfil da Alcantara Machado - Pioneira no Brasil e na América Latina na realização de feiras de negócios, desde 1958, a Alcantara Machado tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria do País. A empresa já realizou mais de 650 feiras e 2 mil eventos em amplitude nacional e internacional. Hoje, a Alcantara Machado possui um portfólio com mais de 50 eventos ativos e promove mais de 30 feiras de negócios por ano, englobando diferentes segmentos da economia, incluindo as mais importantes realizadas no Brasil e na América Latina. Entre elas, Fenit, Fenatec, Salão do Automóvel, Feicon Batimat, Cosmetic Cosmética, PhotoImageBrazil, Automec, Brasilpack, Mecânica, GEOBrasil Summit, Expolux, Itmex, Fiepag, FIEE, Qualidade, Fenatran, Feimafe, Febrava e Brasilplast.

A Fenit – 59ª Feira Internacional da Indústria Têxtil, dia 26 a 29 de junho de 2007, das 10h às 20h. Visitação: Evento exclusivo para profissionais do setor. É proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados de seus responsáveis.| Estudantes: Visitação exclusiva no dia 29 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP. | www.fenit.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira