Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2010 - 08:54

Mérito do Plástico

Em sua 7ª edição, o prêmio irá homenagear o SENAI Caxias e o empresário Josemar Boeira Martins.

O SIMPLÁS - Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho irá realizar mais uma entrega do Troféu do Mérito Plástico Pietro Zanella. O troféu recebe este nome em função do italiano Pietro Zanella ser o pioneiro da indústria de transformação de plástico no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo deste mérito é homenagear pessoas físicas e/ou jurídicas que tenham se destacado em ações relacionadas ao desenvolvimento da indústria do Plástico na Região Nordeste Gaúcha, promoção dos valores humanos ligados a suas atividades e preservação do meio ambiente.

Os homenageados de 2010 são o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, de Caxias do Sul, e o senhor Josemar Boeira Martins, da Boeira Indústria de Plásticos Ltda.

A solenidade acontece no dia 20 de agosto, às 20 horas, junto com a comemoração dos 21 anos do SIMPLÁS e a posse da diretoria, e será realizada na CIC - Câmara de Indústria, Comércio e Serviço de Caxias do Sul.

Os homenageados.:SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI é uma instituição de direito privado, criada e mantida pelos empresários, que capacita pessoas desde 1942, ano em que começou atender a necessidade latente do mercado brasileiro na formação de mão de obra qualificada para a indústria do país. O SENAI, que tem seu nome ligado à qualidade e inovação na área de formação profissional, teve sua primeira escola fundada em Caxias do Sul no dia 1º de agosto de 1944, sendo a segunda unidade do Estado e a terceira do País. Desde então é destaque no cenário de serviços educacionais do município, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região através da formação de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho.

Para Caxias do Sul, a implantação do SENAI contribuiu também para impulsionar o empreendedorismo. De acordo com as estatísticas, 60% dos atuais empresários da região passaram por algum dos cursos profissionalizantes do SENAI. Os sindicatos patronais e dos trabalhadores são os grandes apoiadores nas iniciativas de qualificação profissional desenvolvidas pela entidade. No município, o SENAI conta com seis unidades Operacionais, e mais cinco parcerias, Centros de Formação localizados dentro de empresas do município.

A Escola de Educação Profissional SENAI Nilo Peçanha, a primeira da entidade na cidade, está adequada para atender a diversos segmentos, garantindo a competitividade com o mercado. Nos seus 66 anos de atividade voltados a formação de mão-de-obra para as indústrias de Caxias e região, já formou mais de 120 mil alunos, dentre eles muitos empresários que hoje absorvem a mão de obra e ainda mantêm os alunos como cotistas dos cursos de Aprendizagem Industrial.

A Escola de Educação Profissional SENAI José Gazola iniciou suas atividades em 1987 e busca atender na região de Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Vacaria, entre outros, nos segmentos metal-mecânico, confecção e tecelagem com recursos internos, convênios ou parcerias com outras entidades ou empresas. Desde 2002 oferece o curso Técnico em Processo de Usinagem e Técnico em Mecânica, a partir deste ano, passará a contar também com a oferta do curso Técnico em Mecânica Industrial. Nos vinte e três anos de atividades a Unidade já formou mais de 30 mil alunos.

A crescente utilização da tecnologia e da automação industrial nas indústrias deflagrou a necessidade da criação de uma unidade do SENAI para apoiar o desenvolvimento do parque industrial do município de Caxias do Sul e Região da Serra Gaúcha. Assim foi inaugurado em 1992 o Centro Tecnológico de Mecatrônica SENAI como resposta às necessidades deste Pólo Industrial. Sua atenção se concentra nas vertentes de Automação Industrial por meio da oferta de cursos técnicos e cursos básicos na formação, aperfeiçoamento e reconversão de recursos humanos, direcionando-os para as exigências tecnológicas da indústria.

Em sua trajetória de 18 anos o Centro Tecnológico de Mecatrônica SENAI já formou 1.266 alunos no curso técnico em automação industrial; 15.800 alunos nos cursos básicos. Atualmente atende em torno de 1.000 alunos/dia distribuídos nos três turnos. Para 2011 prevê a oferta do curso técnico de Metalurgia, como forma de atender uma necessidade das indústrias da cidade e região. Em 1999 foi inaugurado o Centro Tecnológico Automotivo SENAI para promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades do segmento automotivo para o exercício de atividades produtivas e sociais. Sua área de atuação volta-se a cursos técnicos em manutenção automotiva e também desenvolve cursos in company e cursos abertos voltados às necessidades das indústrias do segmento automotivo.

Nestes 11 anos de atuação, o Centro Tecnológico Automotivo SENAI formou 488 alunos no curso técnico em manutenção automotiva e 11.000 alunos de cursos básicos. Atualmente atende em torno de 300 alunos dia distribuídos nos três turnos. A Agência de Educação Profissional de Construção Civil, inaugurada em 2004, capacita jovens e adultos, com vistas a suprir as necessidades de mão-de-obra especializada para o segmento da construção civil. Através da parceria com o Sinduscon – Caxias e o Sindicato dos trabalhadores da área da Construção Civil, que apoia a escola desde sua criação e presta apoio financeiro aos trabalhadores do segmento. Desde a inauguração, a escola já formou 6.279 alunos, incluindo alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial.

Já a Agência de Educação Profissional SENAI do Plástico, inaugurada em 2006, capacita jovens e adultos, com vistas a suprir as necessidades de mão-de-obra especializada deste setor, através de uma parceria entre o Sindicato de Material Plástico do Nordeste Gaúcho – SIMPLÁS, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos – SIMPLAVI e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico de Caxias do Sul.

Desde a sua inauguração, a escola já formou mais de 2.500 alunos em seus cursos, incluindo alunos do curso de Aprendizagem Industrial nas áreas de injeção, extrusão e sopro de tubos e perfis.

Perfil- Josemar Boeira Martins nasceu no ano de 1949, na cidade de Bom Jesus, Rio Grande do Sul. É o segundo filho de doze irmãos de Abitino Martins e Elina Boeira Martins.

A sua infância e adolescência transcorreram com muita simplicidade, ajudando os pais no trabalho da roça, plantando milho, feijão e trigo, para auxiliar no sustento da família. Reconhecido por ser uma criança responsável, paciente e boa, esteve sempre presente com os pais e irmãos. Conclui o primeiro grau em escola municipal, na cidade natal.

Josemar mudou-se para Caxias do Sul em busca do sonho de conquistar novas oportunidades. Em 1977, após um namoro de quatro anos, casou-se com Pierina Pavan. Neste período conclui o curso de torneiro mecânico no SENAI. Foi um período muito difícil, em que era necessário trabalhar muito. Em um turno Josemar trabalhava em uma empresa e nos horários livres ainda trabalhava em uma mecânica de carros.

O espírito empreendedor fez com que Boeira, em 1981, vendesse um corcel para comprar um torno. Ele montou o equipamento na garagem de casa e passou a prestar serviços às empresas. Sua persistência permitiu a compra de novos equipamentos, mas o preço sempre foi muito alto. Trabalhava até tarde da noite, sozinho, e contava com o auxílio da esposa. Ali crescia a Metalúrgica Boeira.

O ano de 1988 reservou uma grande surpresa para Josemar. A chegada do filho Maurício transbordou de alegria o lar do empresário. O menino virou o centro das atenções. Filho único, Maurício desde cedo passou a acompanhar o pai. Não só no trabalho, mas dividiu também o gosto por jogar bola, andar de bicicleta, brincar de carrinho e brincar com os cachorros da família.

Como pai, Boeira sempre teve a preocupação em dar exemplo da importância em se dedicar ao trabalho e também da importância dos estudos. Prova disso que conclui há apenas dez anos o segundo grau. O diploma foi uma de suas grandes conquistas. A trajetória de Josemar Boeira Martins pode não ter sido fácil. O trabalho o fez abdicar de muita coisa. Mas hoje é possível perceber que todo o sacrifício valeu a pena. A realização de cada sonho é comemorada com euforia e simplicidade. Este ano, uma das suas maiores conquistas foi a inauguração da nova sede da Metalúrgica Boeira.

A nova área conta com 2 mil metros quadrados de área construída e com um quadro de 60 colaboradores. A empresa atua no mercado há 30 anos, no segmento de: usinagem, peças automotivas, moldes, matrizes e uma linha de utilidades domésticas, em plástico, com a marca UTILITY.

Troféu- O "Mérito Pietro Zanella" constará de uma peça artística, estilo troféu e um Diploma, especialmente confeccionados para simbolizar o reconhecimento do SIMPLÁS a quem tenha contribuído para o desenvolvimento do setor plástico ou atividades a este relacionadas. Este ano, o troféu será de mãos, que representam o trabalho pioneiro e criador, com pequenos grãos derramados, simbolizando as individualidades de cada empresa do setor que, assim como as resinas após o processo de transformação, se fundem para formar uma entidade única, representada pelo SIMPLÁS, que tem na união dos seus associados a sua força representativa.

Pietro Zanella- Zanella chegou à Caxias do Sul em 1948, aos 27 anos de idade, e foi aqui que desenvolveu seu espírito empreendedor. No ano seguinte, fundou a firma "Pietro Zanella Indústria Plástica", onde, durante muitos anos, produziu uma vasta linha de artigos domésticos, sanitários, elétricos, metalúrgicos, de adornos, para confecções, para instrumentos musicais, acessórios para automóveis e outros, entre eles, as primeiras incubadoras para recém-nascidos. Com o reconhecimento da qualidade dos produtos, a denominação social da empresa passou a ser "Indústria de Plásticos SIRA Ltda". A sigla da nova marca referia-se às iniciais de "Sistema Industriale Resine Artificiale", que traduzia o método próprio de seu criador, resultado de longos anos de experiências e pesquisas. Naturalizou-se brasileiro no ano de 1965. Nas exposições industriais da Festa Nacional da Uva e Feira Agro-Industrial, realizadas em Caxias do Sul de 1949 a 1969, foi sempre distinguido com medalhas de ouro e prata. Já casado e com duas filhas, em 1970 deixou a indústria do plástico para atuar no ramo hoteleiro, construindo o Hotel Itália e administrando o local com sua família. Em 03 de maio de 1973, foi nomeado Delegado Conselheiro da "Camera di Commercio Italiana per il Sud del Bresile", compreendendo os Estados da Região Sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tendo promovido inúmeros intercâmbios industriais, comerciais e de tecnologias entre empresas brasileiras e européias. Em 02 de junho de 1973 recebeu do Presidente da Itália, Giovanni Leone, o título de "Comendador da Ordem ao Mérito da República Italiana". Aos 57 anos, por motivos de saúde, mudou-se para Balneário Camboriú, procurando um clima menos frio. Pietro Zanella faleceu em 25 de junho de 1980.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira