Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2010 - 08:54

Campanha de reciclagem do EPS é destaque em congresso de inovação tecnológica - Cintec 2010 plásticos

São Paulo (SP) - Alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi recentemente sancionada pelo presidente Lula e, em fase de regulamentação, o programa de reciclagem de EPS da Termotécnica, empresa especializada na produção de EPS (poliestireno expandido, conhecido como Isopor®) e integrante da Comissão Setorial de EPS da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), será apresentado no Congresso de Inovação Tecnológica – CINTEC 2010 Plásticos. Desenvolvido há dois anos, já possibilitou o reaproveitamento de 7,2 mil toneladas de EPS, aplicadas na fabricação de solados para calçados, decks de piscina, gabinetes de computador, capas para CDs, vasos de plantas, molduras, rodapés, madeira plástica e blocos para a construção civil.

Segundo o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, que fará a palestra “Reciclagem de EPS em países com dimensões continentais – realidade ou utopia”, muito ainda precisa e pode ser feito para a conscientização dos consumidores e para o maior reaproveitamento do EPS. A desfavorável relação peso/volume do EPS, o custo elevado do investimento em equipamentos para trituração e extrusão e a necessidade de instalação de unidades de reciclagem próximas às áreas de demanda são os principais desafios a serem enfrentados. “Com o esclarecimento e a conscientização coletiva a respeito do reaproveitamento do produto, iremos obter maior sucesso em novas aplicações do EPS e alcançaremos a sustentabilidade”, afirma Schmidt.

A empresa catarinense criou um programa de reciclagem de isopor que reutiliza aparas que sobram no processo de produção das peças e também de coletas realizadas por catadores ou classificadores de materiais recicláveis. O projeto começou há dois anos na sede da empresa, em Joinville, SC, e já foi ampliado para outras unidades, instaladas nas cidades de Sapucaia do Sul, RS; São José dos Pinhais, PR; Goiânia, GO; Manaus, AM, e Sumaré, Rio Claro e Indaiatuba, SP.

Criação de postos de recolhimento - Atualmente, a Termotécnica recicla cerca de 300 toneladas de EPS por mês. Albano Schmidt esclarece que a campanha de reciclagem será gradativamente ampliada e já motivou o surgimento de outras ideias, como o estabelecimento de parcerias com grandes magazines e supermercados. O executivo informa também que está em estudos o lançamento do programa Ecoponto, com postos de recolhimento de peças de isopor, e o “Leva e Traz”, que envolve a estratégia de logística reversa.

“O “Leva e Traz” prevê que o mesmo caminhão que realiza a entrega de um refrigerador, fogão, computador ou qualquer outro produto faça o retorno das peças de EPS utilizadas nas embalagens. Isso evita que o consumidor, sem conscientização ambiental, promova o descarte desse material no lixo comum destinado-o, consequentemente, aos aterros sanitários”, acrescenta.

O Congresso de Inovação Tecnológica – CINTEC 2010 Plásticos, organizado anualmente pela SOCIESC (Sociedade Educacional de Santa Catarina), será realizado de 24 a 27 de agosto, em Joinville. Criado em 1999, o evento tem como objetivo inovar, ampliar o conhecimento e intensificar o relacionamento entre profissionais do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira