Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2010 - 09:30

Brasil dá as boas-vidas à Seleção palestina no Campeonato Mundial de Futebol Social

Rio de Janeiro - A Palestina enviará, pela primeira vez na história, uma seleção de futebol nacional para a 8ª edição do Campeonato Mundial de Futebol Social, que será realizado nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, de 19 a 26 de setembro. Liderada pelo Departamento de Esportes Palestino, no Líbano, a equipe palestina será formada por jovens em situação de risco social que vivem em campos de refugiados por causa dos conflitos locais. Os nomes dos jogadores escolhidos para se juntarem a outros atletas de outras 64 nações serão anunciados no dia 25 de agosto.

Presidente do Departamento da Juventude e Esportes, no Líbano, Mohammad Zaidani aponta a importância do evento para os jovens palestinos. “É uma honra escolher pessoas dos campos libaneses e lhes proporcionar a oportunidade de dividir momentos especiais no Rio de Janeiro com irmãos e irmãs de todas as nacionalidades e religiões. Esse palestinos sofreram fome, assassinatos e agressões. Atualmente, o esporte é a única saída para essa juventude que viveu tantas perdas”, comenta o dirigente.

“O objetivo da seleção palestina é ser distinta e honrosa, bem como provar sua capacidade nesse grande evento. Todos precisam saber que o esporte é a linguagem capaz de forçar o mundo a escutar nossos direitos de viver com honra e dignidade, longe das casas feitas de lata”, completa Zaidani, em referência às residências dos campos de refugiados. “Agradecemos ao Campeonato Mundial de Futebol Social e ao Comitê Organizador Rio 2010 pelo apoio a nossa seleção para superar as dificuldades de participar deste evento”.

Mel Young, presidente da Homeless World Cup, que organiza o evento, destacou a participação dos recém-chegados. “Estamos muito satisfeitos de receber a equipe palestina nesta 8ª edição. A situação de risco social existe em todas as nações do mundo, das mais ricas às mais pobres. A Palestina tem um lugar na nossa família. Agradecemos ao Brasil pelas boas-vindas aos palestinos neste torneio de nível mundial, o que demonstra claramente que o futebol tem o poder de mudar o mundo”, afirmou Young.

Conhecido internacionalmente como Homeless World Cup, o torneio nasceu em 2003, reunindo 18 países, em Graz, na Áustria. O Brasil conquistou o 4º lugar na competição e desde então marcou presença em todas as edições : em Gotemburgo, Suécia (2004, 26 países, 15º lugar); em Edimburgo, Escócia (2005, 27 países, 11º lugar); na Cidade do Cabo, África do Sul (2006, 48 países, 16º lugar); em Copenhague, Dinamarca (2007, 48 países, 22º lugar); em Melbourne, Austrália (2008, 53 países, 7º lugar) ; em Milão, Itália (2009, 48 países, 3º lugar). Em 2008 aconteceu pela primeira vez um torneio feminino, que no Brasil contará com a participação de 16 seleções, inclusive a do Brasil. Nike e Vodafone são os apoiadores mundiais do evento, que conta ainda com o apoio de entidades como a ONU e UEFA e clubes como Manchester United e, no Brasil, Sport Club Corínthians Paulista.

Atualmente, a Homeless World Cup vem levantando fundos para que a Seleção palestina participe do Campeonato Mundial de Futebol Social. [ http://www.justgiving.com/Team-Palestine].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira