Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2010 - 09:40

Fortaleza será sede da XI Conferência ANPEI

A cidade de Fortaleza/CE foi escolhida pela Anpei - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras como sede da décima primeira edição da sua Conferência anual, um dos mais significativos eventos de debate e fomento à cultura de inovação no País, a ser realizada entre 20 e 22 de junho de 2011. O evento será realizado em parceria com a FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Fundação Edson de Queiroz e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará. A expectativa é reunir cerca de 700 participantes, representantes de toda a cadeia da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, do Brasil e do Exterior.

A escolha da capital cearense como local para a Conferência vem ao encontro do tema proposto “Redes de Inovação e Cadeias Produtivas”, uma vez que a realidade da conjuntura econômica cearense vem apresentando nos dois últimos anos uma tendência de crescimento superior ao da média brasileira. A formação de cadeias produtivas está fortemente presente no Ceará e podem ser exemplificadas pelos anúncios recentes de investimentos da indústria da região, como a implantação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no complexo industrial do Pecém, a assinatura recente do decreto de criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, somados aos estudos para implantação de pólo petroquímico e de projeto de estaleiro na região.

Com essa movimentação dos investimentos das empresas para o Estado, a difusão da cultura de inovação será um ponto estratégico para a competitividade na indústria e um fator propulsor para o desenvolvimento econômico da região e, por conseqüência, do País. Além do que, a Anpei terá a oportunidade de mostrar ao Estado e, também a toda região Nordeste, que existem outras potencialidades a serem exploradas por meio da inovação tecnológica e do desenvolvimento de cadeias produtivas e agregação de valor aos produtos.

Outros motivos que levaram a escolha de Fortaleza foram os apoios locais recebidos para sua realização e a infra-estrutura hoteleira e turística.

Redes de Inovação e Cadeias Produtivas - Uma das principais características da Conferência Anpei de Inovação Tecnológica é debater os assuntos mais atuais em termos de inovação, até mesmo, antecipando possíveis tendências no segmento. O tema escolhido para a 11ª edição, “Redes de Inovação e Cadeias Produtivas”, vem gerando uma série de discussões entre os gestores de inovação do Brasil e do exterior, uma vez que a competitividade de um produto inovador em um mercado depende de um conjunto de redes integradas e organizadas, que se inicia no fornecimento da matéria-prima, passando pela linha de produção até a distribuição para seu consumidor. Dentro desse conceito, o produto e seu conteúdo inovador é o resultado de uma Cadeia Produtiva.

Isso mostra que os investimentos em inovação e melhoria da competitividade abrangem todo o sistema produtivo como premissa para ser consistente e sustentável, em bases local e regional, exigindo reflexão e avaliação sobre as dinâmicas industriais contemporâneas e sobre o envolvimento e desenvolvimento e inovações tecnológicas específicas para o progresso das empresas, do parque produtivo e do progresso social da região.

No caso do Nordeste, o tema irá propor uma extensa reflexão, por parte do empresariado, do governo federal, estadual e municipal e das instituições de pesquisa científica, sobre as reais vantagens oferecidas para o desenvolvimento de um complexo industrial moderno, competitivo e inovador e as necessidades de adoção de políticas de inovação para alcance de elevados patamares de competitividade.

Edições anteriores - A X Conferência Anpei foi realizada em abril último, em Curitiba, reunindo 818 participantes, de várias regiões brasileiras e do Exterior, em sua maioria formada por empresários, além de acadêmicos, representantes da esfera governamental em níveis federal, estadual e municipal e entidades ligadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Na ocasião, foram apresentados 55 casos de sucesso de empresas e instituições de pesquisa e uma série de palestras ministradas por renomados especialistas brasileiros e estrangeiros do setor, entre eles, o professor de administração da Universidade de Cornell (EUA), Stuart L. Hart, uma das maiores autoridades mundiais no efeito das estratégias empresariais sobre o meio ambiente e pobreza e autor do artigo que se tornou famoso, em 2002, “A Fortuna na Parte Inferior da Pirâmide”, obra que promoveu as primeiras articulações de como as empresas poderiam atender lucrativamente as necessidades de 4 bilhões de pobres do mundo e as autoras do livro “The Future of Innovation”, Bettina Von Stamm e Anna Trifilova.

O grande destaque da décima edição do evento ficou por conta da elaboração de um documento que foi apresentado durante a IV CNCTI - Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), evento coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), para a elaboração da Política de Ciência Tecnologia e Inovação para o próximo governo. O documento responde à questão chave para a evolução do setor no País: “O que é necessário para que o setor privado seja definitivamente o protagonista principal do desenvolvimento sustentável no Brasil através da inovação?”.

Em 2009, a Conferência Anpei foi realizada em Porto Alegre/RS e, em 2008, em Belo Horizonte/MG. Em 2007, ocorreu em Salvador/BA.

Perfil: Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras reúne 150 empresas e entidades, que empregam 20 mil pesquisadores, detém faturamento de R$ 600 bilhões e investem R$ 10 bilhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Com sede em São Paulo, a entidade atua junto às instâncias de governo e formadores de opinião, visando elevar a inovação tecnológica à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira