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23/06/2007 - 10:49

Private Label: segmento em transformação é alvo de estudos da Partner

Enquanto o consumidor norte-americano gasta cerca de US$ 385 no cartão private label, o brasileiro restringe-se a apenas US$ 110; este será um dos principais temas discutidos no Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor C4.

O mercado brasileiro irá encerrar 2007 com 20% a mais de cartões eletrônicos em circulação, em comparação ao ano anterior. A previsão foi divulgada pela Partner Consultoria, com base em estudos realizados nesse segmento pelo departamento de “Business Intelligence” da Partner Conhecimento. O trabalho também comparou indicadores do mercado brasileiro e norte-americano do segmento de “dinheiro de plástico”, e mostrou que já há alguns anos as instituições financeiras dos dois países estão assumindo a emissão e gestão dos cartões private label.

Essa tendência vem sendo observada também no Brasil, com parcerias cada vez mais freqüentes dos bancos com os varejistas. Unibanco e Magazine Luiza, Itaú e Pão de Açúcar e Bradesco e Casas Bahia são apenas alguns exemplos de como cresce essa tendência. “O segmento, que está em franca expansão, foi escolhido para ser um dos temas principais do Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor C4 deste ano”, explica Álvaro Musa, sócio-diretor da Partner Consultoria, com mais de 30 anos de experiência nesse segmento. “O mercado norte americano é muito parecido com o nosso e precisamos estar atentos à movimentação ocorrida. Nos Estados, em 2002 cerca de 45% dos cartões Private Label eram de propriedade das instituições financeiras e, no final de 2005, esse percentual saltou para 77%”, diz ele.

Segundo Álvaro Musa, o segmento de cartões private label vem passando por grandes transformações. Dentre elas o executivo destaca a entrada de novos emissores e varejistas, os diversos modelos de parcerias entre varejistas e financeiras e a crescente tendência de transformação dos private labels puros em cartões "híbridos", permitindo sua ampla utilização no mercado.

Terceira edição - Em sua 3ª edição, o Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor C4 acontecerá de 29 a 31 de agosto, no Centro Fecomércio de Eventos, quando estima-se que mais de 2.000 executivos participem do encontro. Cada um dos três dias será aberto com sessões plenárias, dirigidas por representantes de empresas de ponta do setor, nacionais e internacionais. As tardes ficarão reservadas a palestras e painéis de debates, que acontecerão simultaneamente em três salas distintas. Enquanto isso, os participantes poderão visitar salas e estandes de diversas empresas, que contarão com palestras especiais e demonstração de produtos.

O C4 já se tornou uma referência do mercado de Cartões e Crédito ao Consumidor, atingindo índice de satisfação dos participantes de 96%. Em 2006, o evento contou com mais de 1.200 participantes e 95 palestrantes, que aproveitaram os três dias de congresso para atualização profissional, troca de informações com as principais empresas do mercado e aumentar o seu a rede de relacionamentos.

Alguns temas: O Varejo Financeiro - será apenas um dos temas debatidos durante o C4. Nesse módulo, por exemplo, os participantes terão uma visão mais clara de qual o estágio de desenvolvimento das parcerias entre Varejo, Instituições Financeiras e Seguradoras no Brasil, Europa, América Latina e Estados Unidos e, também, o papel de seus correspondentes bancários. Mas outras tendências do mercado também serão analisadas, como:

Tecnologia - A diversidade de soluções em "Mobile Payment" e "Contactless". Como essas tecnologias poderão, com segurança, realizar transações financeiras. O impacto para emissores, bandeiras, processadoras, acquirers, telefônicas,fornecedores etc.

Outsourcing - A demanda do mercado financeiro por terceirização de serviços essenciais é crescente. Neste módulo serão analisadas as oportunidades de ganhos de eficiência com a integração de BPO e BPM.

Produtos - Como os novos produtos podem ajudar a manter o ritmo acelerado de crescimento dos meios eletrônicos de pagamento, detalhando-se, por exemplo, Crédito Consignado Eletrônico, Cartão de Débito, Cartão Empresarial, Cartões Pré-Pagos (Vouchers, GiftCards etc).

Fidelização - Os cases e estratégias mais bem sucedidos na gestão do relacionamento com clientes. Como evoluir de programas "commoditizados" para ações efetivas de encantamento. Como contemplar ações para o público de baixa renda usando a criatividade.

Comércio Eletrônico - A exemplo do que vem acontecendo há alguns anos, no Varejo físico, o Varejo Virtual começa a ser um importante canal de vendas de produtos financeiros.

Responsabilidade Social - A crescente importância do setor financeiro na sociedade contemporânea exige cada vez mais a conscientização das instituições para a influência de suas decisões no ambiente social e físico em que atuam.

C4 - Congresso de Cartões de Crédito ao Consumidor, de 29 a 31 de Agosto de 2007, no Centro Fecomércio de Eventos, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo (SP).

Partner Consultoria é a primeira consultoria brasileira especializada em meios eletrônicos de pagamento e serviços financeiros ao consumidor. Criada em 1991, sua meta é oferecer soluções a empresas (bancos, instituições financeiras, administradoras de cartões de crédito, entre outros) que atuam no relacionamento com grandes bases de clientes pessoa-física. A empresa conta com outros dois braços de atuação: a Partner Conhecimento responsável pela disseminação de conhecimento em serviços financeiros ao consumidor, por meio de palestras, seminários, workshops e treinamento de executivos – no total são 20 eventos ao ano -, e a Partner Publicações, que conta com o portal de informações PartnerReport, o clipping eletrônico ClipPartner, o Clipping Customizado feito para atender necessidades específicas, o Estudos Partner e o Indicadores Partner.

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