Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2010 - 09:31

Pesquisa CMA inédita revela: 77% dos investidores de bolsa lucram mais com uma nova ferramenta

“A vantagem da utilização da Análise Técnica é operar com método, disciplina e gerenciamento de risco, evitando o improviso e a intuição”, destaca o professor Rivadavila Malheiros.

Novas tecnologias, milissegundos, algoritmos, sistemas de risco. Todos estes nomes demonstram a ferocidade dos investidores na busca de maiores lucros no mercado de renda variável, mas será que tudo isso substitui a metodologia das análises?

A maioria dos acionistas acreditam na eficácia da análise fundamentalista, que consiste em analisar as atitudes de uma empresa e posteriormente tentar prever o comportamento deste papel. Porém, atualmente os especialistas tem contestado se realmente esta popularização se deve ao fato da eficiência do método ou pela simples facilidade de utilizar este recurso.

Agora, uma pesquisa inédita realizada com os alunos e ex-alunos de todo o Brasil do curso de especialização em análise técnica da CMA Educacional, a maior escola independente voltada para o mercado financeiro, demonstra que a maioria dos investidores aumentou seus rendimentos na bolsa após o aprendizado e posterior utilização da análise técnica, quando o estudo apurado dos gráficos de um determinado ativo revela os comportamentos semelhantes daquele papel, para que o investidor encontre os melhores momentos para comprar e vender. Cerca de 77% dos entrevistados conseguiram maiores ganhos com o uso da ferramenta. Do total dos pesquisados, 62% possuíam entre 20 e 40 anos e outros 85% fazem Day trade (onde a compra e venda de uma ação ocorre no mesmo dia) ou operações semanais.

Para Rivadavila Malheiros, professor da CMA Educacional, o principal benefício é acabar com a prática daquele investidor que utiliza o improviso em suas negociações. “A vantagem da utilização da Análise Técnica é operar com método, disciplina e gerenciamento de risco, evitando o improviso e a intuição”, alfineta.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos investidores utilizava a análise fundamentalista ou não se baseava em absolutamente nada para operar, mas para 54% as perdas financeiras não foram o principal atrativo para a busca da análise técnica. A principal conseqüência do resultado da pesquisa realizada pela CMA é a comprovação na prática da eficácia do método que ainda gerava dúvidas entre os operadores de mercado mais antigos. Vale ressaltar que, uma tendência natural da disseminação da análise técnica será a pressão sobre os preços, tendo em vista que cada vez mais pessoas seguirão a mesma tendência de mercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira