Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2010 - 10:15

Pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas cai para 95,3% em julho, aponta Serasa Experian

Recuo no mês foi puxado pelas empresas industriais.

São Paulo – A pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas atingiu, em julho de 2010, o patamar de 95,3%. Assim, a cada 1000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 953 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso. Em relação ao mês anterior (junho/2010), houve queda de 0,1 ponto percentual na pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas, recuo este que foi puxado pelas empresas que atuam no setor industrial, cuja pontualidade caiu de 95,3% (junho/10) para 94,8% (julho/10). Nos demais setores as pontualidades de pagamentos, em julho/10, situaram-se praticamente nos mesmos níveis observados em junho/10, sendo de 95,3% no comércio (queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior) e de 95,3% no setor de serviços (estabilidade em relação ao verificado em junho/10).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as paralisações da atividade fabril nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa da África e o período de férias escolares afetaram a geração de caixa das empresas industriais, criando dificuldades para que honrassem, com maior pontualmente os seus compromissos financeiros durante o mês de julho. Todavia tal situação deverá ser normalizada ao longo dos próximos meses dado que, sazonalmente, os níveis de pontualidade dos pagamentos durante o segundo semestre são superiores aos do primeiro semestre. Isso ocorre porque o dinamismo econômico é maior na segunda metade do ano em razão do Natal e da entrada da segunda parcela do 13º salário na economia.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente recuou 1,3% em julho/10 frente ao mês de junho/10, atingindo o valor de R$ 1.476,27. Em comparação ao mesmo mês do ano passado (julho de 2009), o valor médio dos pagamentos pontuais apresenta queda de 3,7%. Todavia, tais recuos anuais estão perdendo intensidade, sinalizando que a melhora das condições de crédito para as micros e pequenas deverá elevar, gradativamente, os volumes médios negociados ao longo dos próximos meses.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas- O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico em inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Perfil- A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. | www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

Perfil- A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira