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20/08/2010 - 10:15

MercadoLivre.com vai gerar cerca de 9 mil postos de trabalho nos próximos seis meses

Pesquisa realizada pela Nielsen aponta que mais de 52 mil pessoas têm a maior parte de sua renda obtida por meio de vendas na plataforma.

São Paulo – As atividades de comércio eletrônico na plataforma MercadoLivre.com devem gerar cerca de nove mil postos de trabalho nos próximos seis meses, revela pesquisa realizada pela The Nielsen Company, feita com exclusividade para o MercadoLivre.com, maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina. A estimativa tem como base o universo de 67% dos vendedores que já têm colaboradores e declararam que irão contratar, no curto prazo, ao menos outros três para administrar suas vendas online.

Atualmente, há cerca de 52 mil pessoas com renda total ou parcial gerada por vendas por meio da plataforma MercadoLivre.com, de acordo com a pesquisa realizada em quatro países: Brasil, Argentina, México e Venezuela. No total, foram ouvidos mais de 1,6 mil vendedores que tenham realizado pelo menos quatro transações nos seis meses anteriores à pesquisa. Verificou-se que o perfil majoritário do vendedor do MercadoLivre.com é masculino, com nível superior (completo/incompleto) e faixa etária entre 26 e 35 anos.

“Nossa missão é democratizar o comércio eletrônico e estes números mostram que estamos no caminho certo. Conseguimos oferecer igualdade de condições e oportunidades para grandes e pequenos vendedores, independentemente de onde estejam localizados e de quais produtos ofereçam. No MercadoLivre.com, todos encontram grande potencial de venda e serviços de acordo com suas necessidades; o que importa é sua competitividade em preço, produto e atenção ao consumidor”, afirma Helisson Lemos, Diretor Geral do MercadoLivre.com no Brasil.

Durante o ano passado, mais de 3 milhões de usuários (indivíduos e empresas) venderam produtos por meio do MercadoLivre.com, movimentando uma quantia superior a US$ 2,75 bilhões. Só no primeiro semestre de 2010 foram comercializados 17,5 milhões de produtos por um total de US$ 1,5 bilhão.

Pequenas e Médias Empresas - A participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico aumentou consideravelmente desde o lançamento do MercadoLivre.com, em agosto de 1999, e tem sido detectada uma tendência à profissionalização das vendas dos usuários na plataforma. Inicialmente, eram comuns as transações ocasionais de produtos usados. Com o passar do tempo, cresceu o número de vendedores profissionais que utilizam a plataforma como canal adicional de vendas de produtos novos. De acordo com a pesquisa feita pela Nielsen, 32% dos entrevistados sinalizaram que suas vendas dobraram assim que passaram a utilizar o MercadoLivre.com.

Ao serem consultados sobre os motivos de ingresso no site, 27% dos vendedores justificaram que queriam fazer uma venda ocasional (vender um produto que já não precisavam mais), enquanto 24% informaram que a intenção foi reforçar sua renda. Contudo, a partir dos benefícios percebidos, esta tendência se reverte e os motivos de permanência como vendedores se vinculam a uma estratégia de negócios para geração de renda.

Para 20% dos vendedores do MercadoLivre.com, as vendas no site representam sua única fonte de renda, enquanto que para 80% deles, representam uma renda adicional ao seu salário (no caso de trabalhadores contratados) ou um canal alternativo de vendas (para os donos de comércio). Cerca de 54% dos vendedores do MercadoLivre que dispõem de colaboradores contratados são pequenas e médias empresas, 38% são comerciantes que trabalham por conta própria e 8% são grandes empresas.

13% dos entrevistados disseram que possuem empregados que os ajudam a vender pela internet. Estes vendedores possuem uma média de 6,2 colaboradores, dos quais aproximadamente a metade se dedica a administrar as vendas do MercadoLivre.com.

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