Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2010 - 10:30

Energia, meio ambiente, virtualização e sustentabilidade

A virtualização de computadores é considerada uma das iniciativas que mais reduz consumo de energia em um centro computacional. A diferença é tão significativa que há alguns anos, empresas de distribuição de energia nos Estados Unidos oferecem um programa de incentivo a seus clientes onde a fatura mensal da energia consumida é reduzida de acordo com número de computadores virtualizados.

Parece estranho que uma empresa que vende energia motive seus clientes a reduzir o consumo da mesma, mas a redução em grandes proporções pode determinar menos investimentos em novas usinas de geração de energia, o que no final das contas sai mais barato e de quebra ajuda substancialmente o meio ambiente.

No país norte-americano, a redução no consumo de energia esta diretamente ligada a benefícios ao meio ambiente porque a matriz energética americana é na sua maioria termoelétrica. Cada Watt gerado é equivalente a certa quantidade de CO2 emitido, e ao diminuir o consumo há também a redução de CO2 na atmosfera.

Já no Brasil o consumo de energia não está diretamente ligado à emissão de CO2, pois a matriz energética é na sua maioria hidroelétrica. Porém a redução no gasto energético, em volumes consideráveis, pode representar menos barragens e hidrelétricas afetando a natureza daquela região.

O fato é que a virtualização de computadores não reduz somente o consumo de energia, mas a quantidade de computadores físicos necessários. Vemos frequentemente projetos que transformam 20, 30 ou até 50 computadores físicos em somente um.

A VMware, por exemplo, criou um datacenter na sua feira VMword em São Francisco no ano passado, que tinha 700 servidores físicos para executar 32.000 virtuais. Se este datacenter fosse totalmente físico teria que ocupar dois campos de futebol cobertos por 32.000 máquinas físicas, ao invés dos 80m² que ocupou no evento.

Isso sim pode ser interpretado como redução direta de consumo de material, que afeta toda a cadeia de produção de máquinas físicas e reduz além do consumo de materiais para produção, o despejo dos mesmos materiais no meio ambiente, criando um efeito positivo para a sustentabilidade do meio ambiente.

Manter a eficiência no consumo de energia em um datacenter é um processo contínuo e que depende de métricas (medições, procedimentos e avaliações) para otimizar o desempenho operacional, sendo que o principal objetivo é reduzir o consumo energético e redirecioná-lo para expansão sem investimentos adicionais na estrutura do datacenter.

No aspecto financeiro, a utilização dessas métricas ajuda na comunicação com a área executiva da empresa e apoia significativamente decisões de investimento.

Devemos considerar ainda que para atingir total eficiência no consumo de energia em um datacenter é necessário revisitar equipamentos utilizados, sistema de refrigeração e desenho do datacenter.

Por:Arlindo Maluli – Diretor de Pré-Vendas da VMware na América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira