Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2007 - 10:59

Ecom Energia promove leilão de compra de energia alternativa para o Carrefour

Produtores Independentes e comercializadores podem fazer suas propostas até o dia 29 de junho.

A Ecom Energia, comercializadora de energia de São Paulo, realiza leilão para compra de energia para o Carrefour. Os produtores independentes de energia e comercializadores, que tenham lastro de energia provenientes de fonte alternativa, interessados em participar terão até o dia 29 de junho para enviar suas propostas para venda de lotes que totalizarão, a princípio, 33 MW médios, com entrega programada para 2008. O objetivo desta iniciativa é a compra de energia elétrica proveniente de fontes alternativas para lojas do Carrefour que migrarão ao Mercado Livre a partir do próximo ano. A estratégia do Carrefour é que, até 2010, 80% de suas lojas estejam comprando energia no mercado livre, proveniente de Fontes Renováveis.

O Carrefour está comprometido com o desenvolvimento sustentável combinando o progresso econômico, social e do meio-ambiente. Conservar a energia e os recursos naturais são prioridades do Grupo, assim como maximizar a utilização de energia de fontes renováveis.

Além disso, este leilão é uma grande oportunidade para que produtores independentes possam ofertar energias descontratadas ou para novas usinas que estejam em fase de viabilidade de construção e ainda não tenham comercializado sua energia. “Identificamos que muitas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) buscam contratos de longo prazo para a sustentação de financiamentos e, assim, viabilizar a construção dos empreendimentos. Esta é uma ocasião ideal para que estes geradores possam vender sua energia a uma empresa que oferece contrato de longo prazo e com qualidade para a sustentação de um financiamento”, diz Paulo Toledo, diretor da Ecom Energia.

Somado a isso, os produtores independentes de energia que não conseguiram negociar sua energia no leilão promovido pelo Governo, no último dia 18 de junho, poderão comercializá-la a preços mais vantajosos, uma vez que o preço teto estipulado pelo Governo foi de R$ 135,00 / MWh e no leilão promovido para o Carrefour este valor será de R$ 140,00 / MWh. “Outra vantagem aos geradores está relacionada ao prazo de venda da energia. O prazo dos contratos no leilão que estamos fazendo para o Carrefour será de 5 a 10 anos. Este é um período que atende às expectativas dos Produtores Independentes para sustentar um financiamento, sem ‘amarrar’ o fornecimento por 30 anos, como é o caso do leilão do Governo. Deste modo, os Produtores Independentes têm a possibilidade de novas opções de venda da energia após esse intervalo de tempo e, tendo em vista a tendência de alta nos preços da energia, trata-se de um benefício a mais aos potenciais vendedores”, destaca Toledo.

O leilão será realizado com base na modalidade de reverso, ou seja, será estipulado um preço teto para o valor do MWh e as propostas que tiverem os melhores preços decrescentes ao preço teto vencerão. Serão disponibilizados vários produtos, sendo que cada um refere-se a um bloco de energia com entrega em determinado mês. Isto trará uma flexibilidade maior aos potenciais vendedores, pois haverá a possibilidade de adequar a entrega da energia à disponibilidade de cada usina.

Este será o primeiro leilão de compra de energia para fonte alternativa em grande escala, realizado por um Consumidor Livre, visando a entrega futura de energia e ainda será uma opção de venda de energia para os Produtores Independentes que não tiveram interesse ou não conseguiram participar do leilão realizado pelo Governo.

“Algumas empresas já tentaram fazer licitações de compra de energia alternativa, mas sempre buscando a compra imediata da energia e por períodos mais curtos, o que não atraiu o interesse dos Produtores Independentes de Energia. Este leilão que estamos fazendo para o Carrefour é um marco no processo de compra de energia alternativa, pois abrirá uma alternativa aos produtores independentes de energia que não quiseram vender toda sua energia no leilão do Governo”, afirma Toledo.

Perfil da Ecom Energia - Autorizada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), agente do CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e associada ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica), a Ecom Energia investe constantemente em avanços comerciais e intelectuais na captação das fontes de energia e na transformação destas nas melhores soluções de abastecimento em “Contratos Bilaterais”. Objetivando suprir, dessa forma, as necessidades do mercado, utilizando seu conhecimento técnico-jurídico e o alto desenvolvimento logístico para encontrar a melhor fonte e assegurar as melhores condições comerciais para seus clientes. A empresa é pioneira na comercialização de energia proveniente de fontes incentivadas a clientes livres, destacando aquelas oriundas de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH´s e Biomassa. | Site www.ecomenergia.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira