Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2010 - 08:39

Fiesp aplaude adiamento das novas regras do ponto eletrônico

Entidade patronal vê prorrogação como vitória parcial, mas segue defendendo a revogação total das normas.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) aplaudiu a decisão do Governo Federal de adiar para 1º de março de 2011 a obrigatoriedade das novas regras do Registro de Ponto Eletrônico. No entanto, a entidade considera a prorrogação uma vitória apenas parcial e, portanto, continuará lutando por sua total revogação.

A Portaria 1510/09, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), havia estipulado que as normas entrariam em vigor em 26 de agosto deste ano. A nova Portaria 1987/10, foi publicada na quinta-feira (19/8) no Diário Oficial da União (DOU).

O recuo do governo ocorreu devido às pressões das principais entidades patronais, como a Fiesp e a CNI. Neste sentido, a Fiesp participou ativamente da campanha contra as novas regras, com medidas de boa repercussão. Entre elas, intenso diálogo com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Além de ofícios endereçados ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e ao vice-presidente da República, José Alencar, apontando as falhas das normas e pedindo sua anulação.

Além disso, a entidade tem se posicionado publicamente contra as regras do ponto eletrônico, argumentando que seus altos custos comprometerão a competitividade produtiva nacional, sobretudo das micro e pequenas indústrias. Segundo o Departamento Sindical (Desin) da entidade, outra preocupação é o risco de aumentar a animosidade das relações de trabalho. Fora isso, a Fiesp também acredita que as normas não resolverão os problemas apontados pelo MTE.

Por estes motivos, mesmo com o adiamento do prazo para as empresas implantarem o novo sistema, a Fiesp insiste na sua total revogação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira