Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2010 - 07:17

Alcoa e outras 20 empresas e entidades assinam compromisso para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Campanha promovida pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos pretende unir governo, empresas e entidades para combater esse crime.

A Alcoa e outras 20 empresas e entidades assinaram no dia 23 de agosto (segunda-feira), no Rio de Janeiro-RJ, um compromisso para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha, promovida pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, pretende unir governo, empresas e organizações da sociedade civil para intensificar o combate aos abusos praticados contra esta parcela da população.

“A assinatura deste compromisso reflete nossos Valores e os esforços contínuos da Companhia para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua e do País. Espero que nossa contribuição neste tipo de iniciativa possa servir de exemplo e despertar o interesse de outras empresas e entidades para esta causa nobre”, diz Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.

As empresas signatárias da declaração de compromisso têm consciência do seu papel estratégico de geração de riquezas e de articulação para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuam e para o País.

A declaração é de livre adesão, orienta, promove e reforça a conduta ética e social de empresas e pessoas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, também considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das piores formas de trabalho infantil.

Todos os princípios de proteção dos direitos da criança e do adolescente transcritos no documento estão em consonância com a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais Convenções, Pactos e Tratados Internacionais firmados e ratificados pelo Brasil, que proíbem a exploração sexual de crianças e adolescentes. Mais informações sobre os compromissos assumidos pela Companhia e a íntegra do documento estão disponíveis em: www.alcoa.com.br/sustentabilidade

Compromisso semelhante foi firmado há três anos - Em Juruti, no Oeste do Pará, onde a Alcoa possui unidade de mineração, já há um intenso trabalho de combate à exploração sexual de jovens e adolescentes. Há cerca de três anos a Companhia assinou um compromisso nesse sentido com o Instituto WCF-Brasil, braço brasileiro da World Childhood Foundation, entidade criada pela Rainha Silvia, da Suécia.

Naquela ocasião a intenção era a de promover e desenvolver o projeto Tecendo a Rede, de prevenção, articulação, mobilização e atendimento especializado a crianças, adolescentes e suas famílias, expostas a violência doméstica ou sexual.

Os resultados dessa iniciativa incentivaram a criação do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Juruti, uma parceria entre o poder público, empresas privadas e sociedade civil organizada daquele município. Entre as metas estabelecidas, foi proposto aumentar o conhecimento sobre a incidência de casos e implantar uma rede social especializada no atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de violência doméstica e sexual. Também foi acordada a participação permanente de crianças e adolescentes na articulação, mobilização e construção de políticas de prevenção.

Alcoa - Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e niquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira