Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2010 - 07:34

Sentido social dos sonhos


Nessa técnica revolucionária, os sonhadores relatam sonhos uns aos outros. Ao identificar os padrões que conectam os vários sonhos, o sonho social revela a natureza subjacente da organização/sociedade e permite o nascimento de novas maneiras de pensar.

O que é o sonho social? Um novo método de trabalho que permite transformar o pensamento e o pensar por meio da exploração dos sonhos. Criado pelo consultor organizacional e cientista social W. Gordon Lawrence, em 1982, no Instituto Tavistock, de Londres, o método do sonho social passou a ser estudado e adotado em diversas instituições no mundo todo por seus resultados surpreendentes. No livro O sentido social dos sonhos - A técnica da matriz (112 p., R$ 29,90), lançamento da Summus Editorial, Lawrence mostra a diferença em relação ao sonho terapêutico convencional e esclarece sua utilização em diversos sistemas representados por empresas, instituições educacionais, igrejas, hospitais, grupos de profissionais e de estudantes. Trata-se de um método de investigação dos sonhos que abre possibilidades de percepção pela via intuitiva, permitindo adentrar uma dimensão da realidade existente, porém não evidente.

Pela atitude delicada de escuta apurada e atenta à narrativa dos sonhos, o livro conduz o leitor a uma atmosfera única plena de significados que vão se revelando à medida que as associações livres, os sentimentos e as fantasias são narrados. Nessa modalidade de trabalho grupal, os sonhadores relatam seus sonhos uns aos outros. A partir daí, seus significados são expandidos e desenvolvidos por meio da escuta diferenciada, da associação livre, da amplificação e do pensamento sistêmico, dando lugar a novos pensamentos e insights. "A preocupação é com o sonhador inserido em sua atmosfera sociocultural e não com o caráter individual do sonho", complementa o autor.

A matriz do sonho social é, segundo Lawrence, a teia de sentimentos, de emoções, do pensar e dos pensamentos presentes em toda relação social comum, mas despercebida, porque é, em sua maior parte, subliminar e inconsciente. Para ele, ao identificar os padrões que conectam os vários sonhos individuais, a matriz revela a natureza subjacente da organização e da sociedade em questão, culminando no aprofundamento social e grupal e na resolução de conflitos.

Para o autor, contar sonhos e refletir sobre eles em um espaço protegido gera informações sobre as situações sociais compartilhadas. Dividido em onze capítulos e dois apêndices, o livro aborda questões como a maravilhosa mente humana, diferenças entre consciente e inconsciente, o sonho social como guia da realidade política e hipóteses de trabalho com o sonho social. "A experiência do sonho social é um fim em si mesmo, no sentido de que o pensar é transformado. Ela se torna um objeto transicional do qual todos podem participar", afirma o consultor. A comunicação pelo sonho, diz ele, cria uma forma livre e espontânea de se relacionar com o que foi perdido nas sociedades modernas. "Verificamos que algumas das hipóteses de trabalho iniciais são úteis no caso do sonho social", complementa. A obra traz ainda um estudo de caso com a descrição de dezoito sonhos revelados durante uma sessão em que os participantes exploraram o significado da matriz, da associação livre e da criatividade.

Ao longo do livro, o autor mostra que participar da matriz do sonho social é uma experiência intensa e estimulante, pois é impossível prever os rumos do procedimento, que se desdobra conforme o fluxo das lembranças oníricas e da função imaginativa. Aos poucos, diz ele, configuram-se padrões entre os vários sonhos que apontam para os processos conscientes do grupo. "O sonho social nos coloca em contato com nosso inconsciente e com nosso pensar. Assim, podemos assumir um vértice ou uma perspectiva diferente a respeito do sonhar", complementa.

O autor - W. Gordon Lawrence é cientista social e consultor organizacional. Professor convidado da Nova Universidade da Bulgária, é membro do Instituto Australiano de Socioanálise, da Free Association (Reino Unido), da Freie Assoziation (Alemanha) e da Sociedade Internacional para o Estudo Psicanalítico das Organizações (Ispso). Tem inúmeras atividades nas áreas acadêmica, literária e de comunicação. Suas obras foram publicadas nos vários países em que atua profissionalmente. Hoje, presta consultoria organizacional em países como Índia, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Israel e Filipinas.

.[ Editora : Summus Editorial | ISBN: 978-85-323-0703-3 | 112 Páginas | Preço: R$ 29,90| Atendimento ao consumidor: (11)3865-9890 | Site: www.summus.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira