Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2007 - 11:10

Ajorpeme lança Projeto Spa para reduzir a mortalidade de empresas

Objetivo é investir na mudança do Modelo Mental do empresário sobre sí mesmo e sobre o seu negócio.

Salvar empresas em dificuldades a partir da mudança do modelo mental do próprio empresário e da aplicação de visão sistêmica, trabalhando a maneira de encarar sua própria vida, os negócios, sua equipe e seu papel de líder. Esta é, em síntese, a visão do Projeto Spa desenvolvido pela Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme) que pretende reduzir a mortalidade no segmento que hoje situa-se na faixa de 80% dos novos negócios antes de completarem cinco anos de existência, segundo o cruzamento das estatísticas do Sebrae, IBGE e Juntas Comerciais. A primeira turma já está funcionando com 20 empresários e resultados já se fazem sentir.

O projeto Spa foi apresentado no Forum Permanente da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, onde foi aprovado por unanimidade para ir à plenária. A Ajorpeme está desenvolvendo a documentação necessária para o encaminhamento.

O coordenador do Projeto Spa, Décio Marcellino, explica que não é mais possível aceitar passivamente esses números, que podem ser ainda maiores se consideradas as empresas informais e as que não são legalmente baixadas ao fecharem as portas. A partir de experiências vivenciadas em outros projetos da associação – as consultorias individuais, a Maternidade Ajorpeme (que auxilia na criação de novas empresas) e na Quinta de Negócios (que estabeleceu um ambiente propício para a realização de negócios entre associados) – foi possível identificar que muitas empresas morrem por motivos mais profundos do que simplesmente a falta de conhecimento de gestão.

Marcellino destaca que as pesquisas tradicionais voltadas ao segmento apontam como as principais causas da mortalidade: Falta de capital de giro, impostos, burocracia e falta de clientes. Podemos pensar inicialmente que são reflexos de um problema maior que é a falta de conhecimento de técnicas e ferramentas gerenciais, mas aí é que se encontra o maior problema. Temos à disposição todo o conhecimento necessário, mas tal qual acontece em outras áreas, apesar de nosso conhecimento, continuamos a sustentar paradigmas a respeito do mercado, da equipe e do que realmente faz resultado em uma empresa. O maior de todos os paradigmas é justamente o de acreditarmos, apesar de tudo o que sabemos, que resultado é o produto da equação receita menos despesa.

Todos os esforços estão voltados para aumentar o percentual das 20% de empresas que dão certo. O Spa é o primeiro processo no Brasil voltado para reduzir o percentual das 80% de empresas que já estão em dificuldade. A primeira vista pode parecer a mesma coisa, mas é uma questão fundamental de foco.

Modelo Mental - O Projeto Spa busca resgatar o empresário que já está a caminho da insolvência. Se ele mudar seus modelos mentais com relação aos negócios e acreditar que pode salvá-lo, a possibilidade de sucesso aumenta em muito. Mas o caminho a percorrer não é simples. “Levar um adulto a mudar crenças e paradigmas é complicado. Ele precisa ver que os conhecimentos que lhe serão transmitidos têm aplicação prática no seu cotidiano e também valorizam a experiência que acumulou ao longo da vida, apenas redirecionado sua visão”, complementa Marcellino.

Superação - Para se chegar nesse estágio, porém, o empresário precisa superar alguns obstáculos emocionais, de acordo com Marcellino. “Em geral, ele está envergonhado perante sua comunidade pela situação. A auto-estima está no chão e o desânimo bate à porta. Mas é nesse momento que ele deve tomar a decisão de querer recuperar a sua empresa”, afirma. Praticar uma gestão por valores, definir foco e diferenciais, compartilhar a visão da empresa com sua equipe, saber colher sugestões e críticas, gerar um ambiente que incentive a criatividade são tarefas fundamentais. Paralelamente, na definição de Marcellino, o empresário vai aprendendo como funciona seu cérebro, os pensamentos, os sentimentos e como eles interferem nas suas reações e decisões.

Informações sobre todas as empresas atendidas vão alimentar uma base de dados com casos de sucesso e insucesso, para servir de base às revisões do projeto. Também servirão de estímulo a que novos empresários busquem o Spa Ajorpeme antes que suas empresas fechem as portas.

A Ajorpeme - A Ajorpeme surgiu em 16 de maio de 1984 reunindo 34 empresários. Hoje são mais de 2.000 associados que colocam a associação como uma das maiores da América Latina em seu gênero. A entidade está localizada em Joinville – Santa Catarina e promove diversos eventos em favor das micro e pequenas empresas, além de defendê-las em questões importantes para seu desenvolvimento. Lei Geral, TEF – Transferência Eletrônica de Fundos, Segurança, entre outros movimentos, são bandeiras da Ajorpeme. Também são promovidos eventos de capacitação, reuniões de Núcleos Setoriais e atividades de responsabilidade social, estas últimas desenvolvidas pelo Instituto Ajorpeme – Ética e Desenvolvimento Social. A associação está localizada na rua Urussanga, 292, Bucarein e contatos podem ser feitos pelo (47) 2101-4100 ou [email protected]. | Site www.ajorpeme.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira