Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2010 - 08:37

Fábrica de colchões transforma resíduos têxteis em matéria prima

Mais de 400 toneladas de resíduos tóxicos deixam de ir para os aterros por meio de programas de reciclagem e reúso da F.A. Maringá.

A produção consciente e sem impactos ao meio ambiente passou a figurar entre as prioridades das empresas do século 21. Porém, algumas empresas visionárias já enxergavam na reciclagem e reúso uma forma de agregar valor ao negócio e respeitar a comunidade e o meio ambiente.

A F.A. Maringá, indústria de colchões, edredons e travesseiros, iniciou suas atividades em 1964 e desde o início de sua história, o grupo recicla sobras de material de confecção e espuma para fabricar produtos novos e de alta qualidade. A ideia começou quando a empresa comprou uma máquina recicladora que transformava retalhos em mantas para rechear colchonetes e edredons.

Desde então, a empresa adotou a reciclagem como parte de seu processo produtivo e além disso foi a primeira indústria de espumas no País a realizar a purificação dos gases emitidos na fabricação dos produtos. “Nós trituramos 180 toneladas de resíduo têxtil por mês que são transformados na principal matéria prima para a fabricação de acolchoados e colchonetes ecologicamente corretos e mais 200 toneladas de garrafas Pets que passam por um processo de transformação e voltam para nós como um fio que serve para costurar edredons e colchões”, conta Luiz Fernando Ferraz, diretor presidente da empresa.

A F. A. Maringá dispõe de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, por meio de controle ambiental e ações de incentivo à conservação do meio ambiente, como o reflorestamento. Nesse plano inclui-se também o reaproveitamento dos diversos tipos de resíduos, redução de matérias não potencialmente recicláveis, que são encaminhados ao aterro industrial, além de reciclagem própria e palestras de capacitação e conscientização dos colaboradores.

“Ficamos felizes em perceber que essa consciência socioambiental tornou-se uma importante prioridade para as empresas. É uma questão de sobrevivência e os consumidores estão cobrando cada vez das indústrias ações como as que sempre fizeram parte de nossa história e dos nossos valores”, afirma o diretor. A F.A. Maringá também possui ações de responsabilidade social como a campanha “Inverno Solidário”, “Natal da Criança”, além de ser a primeira fábrica de colchões do país a ser reconhecida pela fundação ABRINQ como empresa amiga da criança pelos compromissos assumidos em benefício das crianças e adolescentes do Brasil.| www.famaringa.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira