Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2010 - 08:37

Costureiras de Juquiá recebem certificados de conclusão de curso

Unidas em sistema de associativismo, cerca de 60 mulheres de Juquiá, no Vale do Ribeira, conquistaram cidadania e renda por meio do Programa de Desenvolvimento das Costureiras de Juquiá, fruto de uma parceria entre o Sebrae-SP no Vale do Ribeira e a Prefeitura. Nesta quarta-feira (25), elas receberão o certificado de conclusão do Curso de Gestão Empresarial, referente à formação recebida ao longo do ano. Estarão presentes no evento no Centro de Convivência do Idoso (CCI) representantes do Sebrae-SP, da Prefeitura e do Senac.

Na oficina instalada no prédio da Secretaria Municipal de Educação, elas já atenderam grandes encomendas, como chapéus com a logomarca do Banco do Brasil, além de roupas de boneca para uma fábrica de brinquedos de Mauá. Tudo começou em 2009 quando, a convite da prefeitura de Juquiá, o Sebrae-SP passou a difundir o empreendedorismo, promovendo formas de capacitação e gestão para um grupo, que agora quer se formalizar em uma cooperativa.

A maioria das costureiras integra o cadastro do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade pública de serviço social. Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,742, Juquiá está abaixo da média do Estado de São Paulo (0,833). Por isso, o trabalho desenvolvido representa uma mudança social significativa na vida de dezenas de famílias.

Primeiro elas freqüentaram curso de costura industrial, ministrado pelo Senac em parceria com a prefeitura e o Sebrae-SP. Em seguida, a ação de capacitação em gestão empresarial, intitulado “Juntos Somos Fortes”, desenvolvida pelo Sebrae-SP. Participaram da temática “Praticando o Associativismo” e da clínica de costura (por meio do Programa SebraeTec, de transferência de tecnologia) e de uma palestra de motivação. Em seguida, fizeram os cursos “Aprender a Empreender”, “Como Desenvolver Lideranças e Desenvolver e Estimular a Motivação” e “Como Definir o Preço de Venda na Indústria”.

“Este trabalho em parceria com a Prefeitura mostra que, com capacitação e investimento em talentos, mudanças e econômicas e sociais ocorrem. O mérito é todo destas mulheres trabalhadoras que se empenham muito no que fazem”, diz o analista do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Roberto Nunes Pupo. [ www.sebraesp.com.br/no_estado/interior/vale_do_ribeira | http://twitter.com/sebraesp].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira