Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2010 - 10:18

Parcerias de sucesso

Esta semana vou dedicar este espaço para comentar duas descobertas que proporcionarão redução da poluição do planeta e mais conforto e mobilidade aos endinheirados. A primeira delas é a descoberta do butanol por cientistas da universidade de Napier, em Edimburgo, na Escócia.

Segundo os cientistas o biocombustível, produzido a partir da refinação dos resíduos que sobram no processo de fabricação do uísque, pode gerar 30% a mais de potência nos motores, se comparado aos que utilizam etanol. Além disso, os motores não precisam ser modificados para utilizá-lo e não há percentual limite para misturá-lo à gasolina.

Segundo revela a notícia divulgada no Brasil pela revista Auto Esporte (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI164753-10142,00-ESCOCESES+DESENVOLVEM+COMBUSTIVEL+A+BASE+DE+UISQUE.html), eles pretendem produzir o combustível para o mercado, já que pesquisas revelam que “os biocombustíveis representarão 10% do total de vendas de combustível até 2020”.

A segunda é o carro voador Transition. Trata-se de uma invenção que pode parecer uma coisa maluca, típica de filmes de James Bond e que nunca será viável comercialmente. Mas isso não é o que pensam os engenheiros aeronáuticos da turma de MBA que se juntaram em 2006 para fundar a empresa Terrafugia, a fim de vencer o desafio de fornecer soluções inovadoras para a aviação pessoal.

O carro voador Transition vem com asas dobráveis e motor Rotax 912, tem ração dianteira, usa gasolina comum e possui autonomia de 740 quilômetros, numa velocidade de cruzeiro de 185 km/h, e a transformação de avião para carro dura apenas 30 segundos. O veículo começará a ser vendido a partir do ano que vem nos Estados Unidos, por preços entre US$200 e 250 mil.

Segundo os engenheiros, há muitas vantagens para o comprador deste veículo, como por exemplo, poder se deslocar rapidamente, livrando-se dos congestionamentos das grandes cidades. Estando o tempo adverso para voos, o veículo pode ser guiado pela rodovia, otimiza custos, já que pode ser guardado na garagem da casa do seu proprietário, mais conforto, já que as bagagens seguirão junto com o veículo até a garagem do condutor (no caso de viagem aérea tem-se que despachar, retirar e transportar as bagagens o que é muito desconfortável).

Naturalmente, ambas as invenções serão aprimoradas e trarão muitos benefícios a humanidade. Porém, o mais importante, a meu ver, é a bem sucedida parceria entre universidades, governo e iniciativa privada. Não seria o caso de aprendermos com os esses exemplos e adotarmos postura análoga?

Pense nisso e ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil, Escritor, consultor, conferencista e professor.Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas” | Site: www.carroeletrico.blogspot..com, Blog: http://evaldocosta.blogspot.com | Site: www.icbr.com.br | E-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira