Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2010 - 09:12

Pesquisa exclusiva retrata o mercado de telecomunicação de países emergentes nos próximos cinco anos

Em parceria com a Frost & Sullivan, Amdocs apresenta nova versão do estudo Connected World em países emergentes, com um exclusivo desdobramento para a América Latina.

São Paulo - A Amdocs (NYSE: DOX), líder em desenvolvimento de software e serviços para as operadoras de telecomunicações e provedores de conteúdo, apresenta o resultado da nova versão de sua pesquisa "Connected World 2010: A Survey of Emerging Markets”, com um olhar específico para a América Latina, representando 33% dos respondentes.

A pesquisa analisa como o mundo conectado, um mundo impulsionado pela demanda por conectividade e informações a qualquer momento e lugar, afetará operadoras de telecomunicações e o papel que elas terão que desempenhar em mercados emergentes, como América Latina, Europa Oriental e sudeste asiático.

Conduzida pela Frost & Sullivan, o estudo constatou que as operadoras do sudeste asiático, América Latina e Europa Oriental estimam que, nos próximos cinco anos, a introdução de novos serviços impulsionará o crescimento do número de assinantes e surgirão parcerias com empresas de Internet e fabricantes de equipamentos; paralelamente ao surgimento de novos modelos de geração de receita.

Os destaques da pesquisa são - As funções das operadoras irão evoluir: dois terços das empresas participantes da pesquisa afirmam que assumiriam a função de “facilitadora de serviços” no mundo conectado, enquanto um terço afirma que se tornarão “provedoras de serviços end-to-end”, expandindo a sua função para além da conectividade básica, oferecendo serviços como cuidados com a saúde, apoio ao governo, educação e pagamentos por meio de conexão móvel.

O desejo do consumidor por conectividade e a melhoria nos equipamentos e funções de rede impulsionarão novos modelos de negócios e parcerias: mais de 90% das empresas respondentes acreditam que o mundo conectado exigirá novos modelos de negócios e 50% afirmam que parcerias são essenciais. Os novos modelos sugeridos foram modelos baseados em propaganda, produtos e serviços sofisticados e ainda alianças com a Internet e provedores de conteúdo.

As provedoras de serviço do sudeste asiático e da Europa Oriental destacam modelos nos quais o custo dos serviços será compartilhado entre os consumidores e terceiros. Na América Latina, a capacidade de o consumidor pagar por serviços mais complexos de voz e SMS (short message service) influenciará os modelos. Estima-se que modelos baseados em propaganda possibilitarão a oferta de serviços por preços acessíveis.

Smartphones e novos serviços: as empresas respondentes declaram que a adoção do Smartphone e de serviços complexos continuarão crescendo nos próximos cinco anos com a modernização das redes e da infraestrutura. Esse dado contrasta com a versão anterior da pesquisa "Connected World" ( apresentada em janeiro deste ano), na qual equipamentos novos como M2M, netbooks, e-readers e tablets se destacaram.

Algum tipo de terceirização será necessário e uma gestão mais eficiente da rede será essencial: dois terços das empresas respondentes acreditam que precisam modernizar o seu ambiente operacional atual para atender as demandas do mundo conectado, sendo que 6% citam a terceirização como estratégia certa para serviços de rede e gestão de aplicativos. 66% das operadoras identificam a necessidade de investir na gestão, planejamento e desenvolvimento do inventário da rede.

“Enquanto a maioria das empresas pesquisadas concorda sobre o seu futuro como facilitadoras de serviços, essa pesquisa nos diz que mercados diferentes adotarão estratégias e modelos diferentes, de acordo com o acesso, a capacidade das redes, as normas dos governos e o poder de compra do consumidor”, declara Jennifer Bates, diretora de consultoria em tecnologias da informação e comunicação da Frost & Sullivan. “As provedoras de serviços desses mercados enxergam o mundo conectado como uma nova fonte de renda, mas precisarão investir em tecnologia para desenvolver e implantar modelos de negócios novos e desafiadores”.

“As operadoras estão transformando o seu papel de empresas de telecomunicações tradicionais e identificando novas estratégias e modelos de negócios para atender às necessidades do mundo conectado”, afirma Brian Shepherd, presidente do grupo Amdocs. “Essa pesquisa mostra que, enquanto os mercados encontram-se em diferentes estágios de evolução, soluções avançadas de internet e BSS são necessárias para o lançamento de novos serviços. O mundo conectado determinará como o nosso setor irá entregar esses serviços e gerar renda com base neles em um futuro próximo”.

A pesquisa foi baseada em entrevistas com formadores de opinião da área empresarial e de tecnologia da informação da Europa Oriental, América Latina e Sudeste Asiático e complementa o estudo anterior ( “Connected World 2009: A Survey of Developed Markets”, divulgada em janeiro de 2010). O estudo, na íntegra, está disponível em [http://www.amdocs.com/documents/Connected-World-Survey.pdf].

Perfil- A Amdocs é uma empresa é líder em desenvolvimento de software e serviços para as operadoras de telecomunicações e provedores de conteúdo e oferece uma abordagem integrada e inovadora em seus serviços. Seus produtos, de elevado custo-benefício e baixo risco, favorecem a criação de novos negócios, de acordo com as necessidades do mercado, criando novas fontes de receita e aumento da lucratividade. A Amdocs é uma empresa global com receitas de US $| www.amdocs.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira