Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2010 - 09:39

Espírito inovador faz Etel Frota se dedicar à escrita de um romance que terá publicação independente

A letrista, autora de dois livros de poesia, se dedica há dez anos na construção da história.

A letrista Etel Frota se dedica há dez anos na construção de um novo projeto. Para atrair um público diversificado, a compositora trabalha em um livro que une um cenário de combate a um romance, vivido em Paranaguá, no século XIX. A inspiração veio quando, em visita a Ilha do Mel, Etel se encantou com o Forte, considerado uma zona de guerra, em 1945. “Quando fui passar minhas férias na Ilha fiquei admirando o Forte e imaginei uma bela história”, relembra ela.

Embora essa dedicação a um novo gênero da literatura na carreira de Etel seja algo inovador, o grande salto será a forma independente que o livro será lançado. Ainda sem título oficial, mas com previsão de lançamento para 2011, o romance da escritora será feito artesanalmente, ou seja, publicado por ela mesma. “Quero que, primeiramente, meus amigos conheçam esse novo trabalho. Pessoas com quem me relaciono. Vou entregá-lo, em mãos, para aqueles que têm interesse”, revela.

Autores consagrados como James Matthew Barrie, o criador do Peter Pan, e o brasileiro Guilherme Fiuza, autor do livro Meu Nome Não Johnny, que posteriormente foi adaptado para o cinema, também iniciaram suas carreiras como escritores utilizando recursos independentes. “Antes de qualquer coisa, é preciso que conheçam seu trabalho”, afirma Etel, que programa, inicialmente, a impressão de 100 exemplares. Em alguns casos, o mercado independente rende bons frutos para o autor que ele acaba dispensando editoras nas publicações futuras.

Ao afirmar seu caráter independente, a letrista Etel Frota sabe do desafio que terá pela frente. “A escolha da capa até o acabamento faz parte de uma produção artesanal”, explica. O que para muitos pode parecer detalhe, para escritores que divulgam independentemente seus trabalhos são fundamentais como - a escolha certa de fontes, papel, tamanho de texto, arte - tópicos que seriam trabalhos exclusivos para uma editora.

Música - A última conquista de Etel foi o convite de Maria Bethânia, para incluir sua composição Sete Trovas, feita em parceria com Rubens Nogueira e Consuelo de Paula. O CD Encanteria, lançado em 2009 pela cantora, ganhou, recentemente, o 21º. Prêmio de Música Brasileira, na categoria de Melhor CD de MPB do Brasil.

Quem é Etel Frota - Natural de Cornélio Procópio, Etel nasceu em 1952. Desde os 41 anos se dedica à poesia, tendo sido professora, bancária e, por dezoito anos, atuou como médica. Autora dos livros “Artigo Oitavo – Poesia escrita, falada e cantada” e “Lyricas – A construção da canção” e da peça teatral “Vila Paraíso”, feita e prestigiada pelos moradores da Vila das Torres. É considerada escritora, poeta, musicista, roteirista e letrista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira