Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2010 - 10:37

Causas do colesterol

Podemos dividir as causas do aumento do colesterol em dois grupos: primárias ou genéticas, que são hereditárias e não dependem dos hábitos de vida; e secundárias, dentre as quais estão dieta inadequada, sedentarismo, obesidade, etilismo, tabagismo, doenças da tireoide, diabetes tipo 2, doenças do rim (como a síndrome nefrótica e a insuficiência renal crônica), síndrome de cushing, anorexia nervosa, bulimia e administração de alguns medicamentos, como corticoides, antirretrovirais, entre outros.

A maior prevalência de colesterol elevado na população é de origem genética associado a hábitos de vida pouco saudáveis. Atualmente, há uma grande oferta de alimentos calóricos e as pessoas fogem de atividade física. Essa combinação resulta em um maior consumo de calorias do que o corpo necessita, desencadeando a obesidade e as alterações nos níveis de colesterol e triglicérides.

Além disso, o aumento da produção do colesterol pelo próprio organismo combinado com os hábitos de vida inadequados também podem elevar as dosagens de colesterol no sangue. Este excesso se acumula na parede das artérias causando uma doença chamada aterosclerose, que futuramente leva a quadros de angina e infarto.

Embora o colesterol elevado seja uma doença assintomática, a presença de alguns sinais, como marcas esbranquiçadas em volta da córnea em pessoas abaixo de 55 anos, lesões amareladas próximas aos olhos, podem ser pistas de que há excesso dessa gordura no sangue. Mesmo assim, apenas o exame de sangue pode confirmar o diagnóstico.

O tratamento deve ser realizado sempre com a supervisão de um médico e baseia-se na mudança de estilo de vida e, caso necessário, na introdução de medicamentos. A utilização da maioria dos medicamentos é de uso contínuo e indeterminado, ou seja, pelo resto da vida.

Em relação às mudanças no cardápio alimentar, é importante evitar alimentos ricos em colesterol e em gorduras saturadas, como carnes, frutos do mar, miúdos, gema do ovo, leite e seus derivados (manteiga, iogurte, coalhada, queijos, creme de leite, chantili), biscoitos recheados, azeite de dendê, etc.

As gorduras insaturadas (monoinsaturadas e poliinsaturadas), embora forneçam muitas calorias, diminuem o colesterol sanguíneo e devem ser utilizadas em substituição às saturadas. Ambas reduzem o mau colesterol (LDL), sendo que as poliinsaturadas tendem a reduzir o bom colesterol, enquanto as monoinsaturadas não reduzem ou até elevam esta fração do colesterol e, portanto, são mais recomendadas.

As gorduras monoinsaturadas estão presentes em certos óleos vegetais, como o de oliva e o de canola, nozes, avelãs, castanhas, amêndoas e abacate. Já as poliinsaturadas são encontradas em óleos vegetais como o de soja, milho e girassol e em margarinas cremosas.

. Por: Dr. Daniel Branco de Araújo, diretor do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira