Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2010 - 10:37

Cinco qualidades-chave do gerente de TI

Há alguns anos, era comum encontrar nas empresas aquele rapaz especializado em computadores. Todo e qualquer problema, não importasse a área, era resolvido por ele. Era como um faz-tudo da informática. Com o crescimento dos negócios e a necessidade de contar com uma infraestrutura de TI à altura da satisfação dos clientes, essas mesmas empresas se viram obrigadas a criar um departamento de tecnologia e contratar um gerente. Hoje, além de estar antenado às novidades do mercado global, o CIO (chief information officer) deve estar alinhado com as estratégias de crescimento da empresa.

Entre as inúmeras qualidades necessárias para um executivo que tem de lidar com vários públicos diferentes – equipe de trabalho, fornecedores de equipamentos e softwares, clientes e a própria diretoria da qual faz parte – seguem as cinco principais:

Liderança. “Conhecimento, organização e alto poder de comunicação são virtudes que integram a liderança. O CIO que detém conhecimento tecnológico necessário para desenvolver intrincados projetos, mas não domina a habilidade de falar com públicos diversos e ‘vender’ a TI como um recurso facilitador, está em risco. O líder é capaz de formar uma equipe sólida e motivada, contribuindo efetivamente para que as coisas aconteçam da forma mais satisfatória possível”.

Paixão. “Executivos de sucesso se entregam completamente ao que gostam de fazer. O que se espera de um bom CIO é que esteja sempre ávido por conhecimentos tecnológicos, em busca de soluções que simplifiquem não só os departamentos de sua empresa, mas principalmente os negócios de seus clientes. O gerente de TI apaixonado pelo que faz encontra sempre uma solução adequada para cada necessidade”.

Visão de longo alcance. “Ao mesmo tempo em que está alinhado com a política da sua empresa – às vezes, conservadora – o CIO não deve deixar de cultivar uma visão de futuro. Além de antever problemas, deve ser capaz de criar facilidades que poderão despertar, por sua vez, necessidades. Assim é que os negócios avançam”.

Capacidade de gerenciar bons fornecedores. “É preciso desenvolver perspicácia suficiente para distinguir bons fornecedores de produtos e serviços. Afinal, nem todos os vendedores estão 100% preocupados com o negócio da sua empresa. Nos últimos anos, com os cortes de gastos na área de TI, muitos CIOs se viram obrigados a desenvolver essa capacidade rapidamente. Mais do que isso: o CIO deve estar apto para explicar não só como o departamento de TI poderá se pagar, mas também mostrar como poderá gerar lucros nos demais setores da empresa”.

Criatividade. “É raro quem aponte criatividade como atributo requerido a um CIO. Mas, olhando sob uma nova perspectiva, percebemos que para elevar uma empresa inteira a um patamar mais elevado é necessária uma dose cavalar de criatividade. Quanto maior o poder imaginativo do gerente de TI, tanto mais adequadas à realidade da empresa serão as soluções encontradas para enfrentar desafios. E os desafios são uma constante no ambiente corporativo”.

. Por: Ezequias Sena, presidente da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa com 17 anos de atuação no mercado de TI, com foco em Data Center, Segurança e Infraestrutura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira