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27/08/2010 - 08:05

Chelles & Hayashi Design ganha ouro e prata no IDEA Brasil 2010

Projetos Linha Ekos e Ópera Amazônica, para Natura, são vencedores nas Categorias Ecodesign e Embalagem/Design gráfico.

A Chelles & Hayashi Design, que participou do Prêmio IDEA Brasil 2010 - um dos mais importantes no mercado de design - e concorreu com quatro indicações, acaba de conquistar dois prêmios: Ouro em Ecodesign, com o Maracatu, projeto da Linha Ekos da Natura, e prata em Embalagem/Design gráfico, com o Projeto Pajé, também da Natura.

A Linha de sabonetes Ekos representa o maior projeto de sustentabilidade sócio-ambiental da Natura, enquanto as fragrâncias Ópera Amazônica estão inseridas na sua busca pela valorização e representação da cultura e diversidade brasileiras.

Para Romy Hayashi, uma das sócias do estúdio de design, os prêmios são significativos não apenas para a Chelles, mas para o Brasil, que solidifica ainda mais sua presença em um mercado tão competitivo, já que os vencedores do IDEA Brasil estão inscritos automaticamente no IDEA Award, nos Estados Unidos, um dos maiores prêmios de design do mundo.

“Ficamos felizes com as conquistas, especialmente na categoria de Ecodesign, que é nova e precisa de um cuidado especial por se tratar de projetos de sustentabilidade ecológica e socioeconômicos. Para nós, é um orgulho vencer nessa categoria”, comemora Romy. “O prêmio com a embalagem de Ópera Amazônica gratifica nosso investimento em design gráfico e ilustração, já que sempre fomos mais conhecidos pelo trabalho com design industrial", completa.

Essa foi a segunda edição do IDEA Brasil. Em 2009, a Chelles & Hayashi foi vencedora na Categoria Escritório, com o Splash, um apontador diferenciado criado para a Faber-Castell.

Os vencedores do Prêmio IDEA Brasil 2010.: Linha de Sabonete Ekos - Categoria Ecodesign:Ouro - A linha Ekos é reconhecida como modelo pioneiro para integrar a manufatura de produtos para cuidado pessoal de alto valor agregado, com soluções de sustentabilidade socioambiental e corporativa. Para comemorar os dez anos de lançamento, novos produtos foram pensados, seguindo o princípio de integração com comunidades e respeito ao meio ambiente.

A Chelles & Hayashi é responsável também pelo design dos novos sabonetes de murumuru, cupuaçu, maracujá e cacau, com 20% a 50% de óleo da biodiversidade brasileira, extraídos de ativos comprados de oito novas comunidades. Os produtos podem ser encontrados em diversas formas diferentes, como em lascas, em pasta, em penca, em gomos destacáveis e em barra alongada para fatiar. O studio foi responsável também pelas embalagens dos produtos, utilizando materiais ambientalmente corretos e com soluções que reforçam o investimento da empresa nas tradições brasileiras e nas nossas riquezas naturais.

Ópera Amazônica - Categoria Embalagem/Design gráfico.: Prata - A Linha é inspirada na festa popular de Parintins, para a qual Natura criou duas fragrâncias que retratam a riqueza cultural dessa ilha isolada no meio da floresta amazônica. O Boi Bumbá de Parintins baseia-se na apresentação de dois grupos oponentes: o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul).

A sócia da Chelles & Hayashi, Romy Hayashi, conta que o grande desafio do projeto foi introduzir nas embalagens todo o contexto cultural dessa festa, que tem a riqueza de personagens e de detalhes como ponto marcante. “Entender que essas embalagens podem ser porta-estandarte de uma cultura regional tão rica e divulgá-la por todo o território nacional, valorizando o folclore do povo amazonense, trouxe um desafio inspirador para o design”, explica.

Outro ponto de destaque para Hayashi foi a ruptura de um tabu. “A festa de Parintins tem o boi como personagem principal. Trazer a figura do boi para o contexto de perfumaria é uma quebra de paradigma que se sustenta na força da cultura popular e do contexto de uma festa que tem a diversidade da floresta, das crenças e da vida como alicerce”, afirma.

O Prêmio IDEA Brasil - International Design Excellence Award - O IDEA/Brasil é um dos prêmios de design mais expressivos no país. Essa é a segunda edição do Prêmio IDEA/Brasil, a rodada brasileira do International Design Excellence Award (IDEA), o maior prêmio de design dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo, promovido desde 1980 pela Industrial Designers Society of America (IDSA). Os vencedores do IDEA/Brasil são inscritos automaticamente no IDEA Award, nos Estados Unidos.

Perfil- A Chelles & Hayashi Design foi fundada em junho de 1994 por Romy Hayashi (designer industrial graduada pela UFPR) e Gustavo Chelles (engenheiro e designer industrial graduado pela UFRJ, pós-graduado pela EAESP/FGV). Inicialmente focada em design de produto, em 2000 foi criada a divisão de design gráfico, completando um time de profissionais que atua de forma sinérgica no desenvolvimento de marcas, produtos e embalagens. De lá para cá, a empresa já ganhou diversos prêmios pelo desenvolvimento de produtos inovadores, como a lavadora PopTank da Mueller Eletrodomésticos, o Tanque Tigre, a linha de Porta-Filtros da Melitta, as lavadoras SuperPop e Belíssima, também da Mueller. [www.design.ind.br].

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