Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2010 - 09:20

Cerimônia no Estação São Paulo premiará as embalagens vencedoras da 10º edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira

Completando dez anos, a premiação reflete o que há de melhor na indústria de embalagem brasileira em 2010.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira realizado pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), completa dez anos com festa no Estação São Paulo, em São Paulo.

Este ano, seguindo as novas diretrizes da ABRE que visam posicionar e informar toda a sociedade sobre a grande importância da embalagem, o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira ressaltou, entre outros aspectos, o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor que vem crescendo a cada ano.

Nesta edição, o concurso ganhou uma nova denominação que vem ao encontro da renovação do Prêmio e da própria Associação que a cada ano ganha uma maior abrangência no país.

A mudança reflete o escopo de atuação da premiação e seu mais importante papel: ser o porta-voz da entidade que representa nacional e internacionalmente a cadeia produtiva de embalagem, promovendo a sua interface com todas as esferas da sociedade.

Premiação - O Prêmio ABRE é um incentivo para o desenvolvimento da indústria e do design nacional, uma oportunidade para divulgar as inovações criativas e as soluções tecnológicas, conceituando e conscientizando a sociedade sobre a grande importância da embalagem para o acondicionamento, proteção e transporte dos produtos de forma segura, na preservação dos alimentos e medicamentos, propiciando qualidade de vida e saúde.

Completando dez anos, o Prêmio apresentou um crescimento constante tanto em números de inscrições como em expressividade e vem se atualizando ano a ano para acompanhar as mudanças dentro de sua área de atuação, tornando-se referência tanto pela sua expressividade junto à indústria nacional bem como pela sua qualidade e seriedade.

Por meio desse constante aprimoramento o Prêmio ABRE, além de fomentar o mercado de embalagens, estimula a indústria a investir em novos projetos e reconhecer as empresas que aprimoraram suas embalagens, identifica as embalagens brasileiras que obtiveram destaque no mercado nacional por sua qualidade, tecnologia e inovação, traçando tendências e criando parâmetros para a evolução do setor.

As embalagens vencedoras representam o que há de mais atual e inovador na indústria de embalagem no país – uma indústria que ano a ano se torna referência mundial em inovação, design e diferenciação e, se destacaram no mercado nacional por sua estrutura, tecnologia, funcionalidade e design, e entre estes aspectos, a sua contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.

Com apoio da WPO – Organização Mundial de Embalagem, da ULADE – União Latino-Americana de Embalagem, do PBD – Programa Brasileiro de Design do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior, do Senai São Paulo Design, da Ampro – Associação de Marketing Promocional, do Popai – Associação Global para o Marketing de Varejo e da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos as embalagens vencedoras são expostas nas principais feiras mundiais do setor como a Pack Expo e a Package Design e podem concorrer ao WorldStar, o mais importante prêmio internacional da categoria.

Vencedores - A 10º edição do Prêmio ABRE chega ao final premiando um projeto de estudante, uma empresa, um profissional e 30 embalagens, das cerca de 400 embalagens inscritas.

Em 2010 o Prêmio foi dividido em seis módulos – Embalagem; Design Gráfico; Design Estrutural; Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão; Marketing e Especial. O Módulo Especial contempla diversas categorias, entre elas está a Categoria Voto Popular, onde o consumidor tem a oportunidade de votar em sua embalagem preferida.

Módulo embalagem - Este módulo avaliou a embalagem como um todo, levando em consideração aspectos como, inovação e criatividade do design da embalagem, harmonia e clareza das informações, sintonia e unidade dos componentes da embalagem (corpo, rótulo e tampa), apelo de venda, objetividade de posicionamento do produto em sua categoria, inovação e qualidade da embalagem em relação à sua estrutura e materiais, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, higiene, segurança, impressão, aproveitamento do produto, entre outros.

. Categorias.: Embalagem de Alimentos Doces: Ovos de Páscoa Cacau da Amazônia | Vencedor: Chocolates Garoto |Design: FutureBrand BC&H | Convertedor: 43 S/A Gráfica e Editora / Plásticos Formar / Graffo Paranaense de Embalagens | Usuário: Chocolates Garoto.

.Embalagem de Alimentos Salgados: Óleos Especiais Salada | Vencedor: Bunge | Design: Packing Design / Pande Design| Convertedor: BrasAlpla / Converplast / Mirvi / Klabin / Sipa | Usuário: Bunge.

.Embalagem de Bebidas Não-Alcoólicas:Linha Fast | Vencedor: Nestlé Brasil | Design: FutureBrand BC&H | Convertedor: BrasAlpla / PP Print | Usuário: Nestlé Brasil

. Embalagem de Bebidas Alcoólicas: Pack Chivas | Vencedor: HUB Brasil | Design: HUB Brasil | Convertedor: Indústria de Embalagens Santa Inês | Usuário: Pernod Ricard.

. Embalagem de Higiene e Limpeza: Cartucho expositor para aparelho aromatizante e refil | Vencedor: Innovapack Embalagens | Design: Packaging Brands | Convertedor: Papirus / Bobst Group / KBA – Brasil / Innovapack | Usuário: Ceras Jonhson .

. Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais: Nova linha Natura Chronos | Vencedor: Natura | Design: Chelles & Hayashi Design | Convertedor: SGD Brasil / MBF Embalagens | Usuário: Natura.

.Embalagem de Perfumes: Tathy Princess | Vencedor: Komm:: Design Strategy | Convertedor: Kingraf | Usuário: O Boticário.

.Embalagem de Food Service, Delivery e Take Away: Coberturas em pedaços Alispec | Vencedor: PH2 Full Creativity | Design: PH2 Full Creativity | Convertedor: Shellmar Embalagem Moderna | Usuário: Alispec Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios.

.Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas): Linha Apotecaria | Vencedor: Entre Gestão & Design | Design: Entre Gestão & Design | Convertedor: Impressora Ipiranga / Expak Embalagens / Mack Color / Deda Decorações / Cool Embalagens | Usuário: Cláudia Spring ME.

. Embalagem de Produtos em Geral: Cápsula Ecotrack | Vencedor: Védat | Convertedor: Cargill / Védat | Usuário: Track & Field.

.Embalagem de Família de Produtos: Família Alpino | Vencedor: Nestlé Brasil | Design: FutureBrand BC&H | Convertedor: Antilhas / Graffo Paranaense de Embalagens / Metalgráfica Renner / Converplast / Ibratec | Usuário/End user: Nestlé Brasil.

. Embalagem Promocional: Pack Chivas | Vencedor: HUB Brasil | Design: HUB Brasil | Convertedor: Indústria de Embalagens Santa Inês | Usuário: Pernod Ricard.

.Sustentabilidade: Ciclo Verde Taeq | Vencedor: Grupo Pão de Açúcar | Convertedor: Papirus | Usuário: Grupo Pão de Açúcar.

Módulo Design Gráfico - Este módulo teve inscrição exclusiva para empresas responsáveis pela criação do design gráfico da embalagem, como por exemplo, agências de design de embalagem, agências de publicidade, houses in company, e avalia itens específicos do design gráfico: aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, pertinência conceitual, comunicação, informação, hierarquia entre elementos, entre outros.

. Categorias.: Design Gráfico de Alimentos Doces | Ovo Nestlé Gold | Vencedor: FutureBrand BC&H | Design: FutureBrand BC&H | Usuário: Nestlé.

.Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas: Chandon Baby Rose | Vencedor: B+G Designers | Design: B+G Designers \ Convertedor: Indexflex | Usuário: Chandon.

.Design Gráfico de Higiene e Limpeza: Linha Limpeza Carrefour | Vencedor: Pande Design Solutions | Design: Pande Design Solutions | Usuário: Carrefour.

. Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos: Protetores Solar Jacques Burnier | Vencedor: Brainbox Design | Design: Brainbox Design | Convertedor: Grossplast | Usuário: Nutriphitos Cosméticos.

. Design Gráfico de Produtos em Geral: Sacola Varal | Vencedor: 6D | Design: 6D | Convertedor: Nobelpack / Nobre Gráfica | Usuário: Bebê Básico.

.Design Gráfico de Família de Produtos: Linha Jequiti Erva-Doce Mais | Vencedor: Design Emocional | Design: Design Emocional | Convertedor: MBF Embalagens / Are Embalagens / Grif Rótulos / Congraf / Impacta | Usuário: Jequiti Cosméticos.

. Design Gráfico – Redesign de Alimentos e Bebidas: FIT | Vencedor: Dil Brands | Design: Dil Brands | Convertedor: Embalagens Diadema | Usuário: Ajinomoto.

.Design Gráfico – Redesign de Produtos em Geral: Suporte para coador Melitta | Vencedor: Matriz Escritório de Desenho | Design: Matriz Escritório de Desenho |Convertedor: Gráfica 22 | Usuário: Melitta do Brasil.

Módulo Design Estrutural: Este módulo teve inscrição aberta para toda a cadeia produtiva e usuária de embalagem, quando envolvida no desenvolvimento estrutural da embalagem, avaliando o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, conforme descrição das categorias abaixo. Entre estes aspectos foi avaliada a contribuição para fortalecer o valor da embalagem e a contribuição ambiental do setor.

.Categorias.: Design Estrutural – Forma - Embalagens que se destacaram pela inovação, formato diferenciado em sua categoria, que atendam ao objetivo do produto, apresentem ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor oferecendo facilidade, conveniência e/ou segurança, boa relação entre gráfico e físico e atratividade, entre outros.

Treo Ace*: Vencedor: 3D Modeling | Design: 3D Modeling | Convertedor: Engratech | Usuário: Pfizer Saúde Animal.

Design Estrutural – Funcionalidade: embalagens que tiveram destaque e inovação na usabilidade: facilidade de manuseio frente ao público-alvo e objetivo do produto, compreensão do uso (uso intuitivo), otimização do desempenho no uso do produto e conveniência para o consumidor, entre outros.

. Recuperador de bandejas Danone: Vencedor: MWV Sistemas de Embalagens | Design: Fly Jabuti | Convertedor: Jofer / Klabin / MWV Sistemas de Embalagens | Usuário: Danone.

.Módulo Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão - Este módulo teve inscrição exclusiva para convertedores de embalagem, fornecedores de matérias-primas e insumos da embalagem inscrita, avaliando a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, entre outros.

. Categorias: Tecnologia em Embalagens de Alimentos | LaFruta Limão Nestlé | Vencedor: Multilabel | Convertedor: Jaguar / Multilabel | Usuário: Nestlé.

.Tecnologia em Embalagens de Bebidas: Linha de Sucos Superbom | Vencedor: Propack | Design: 3 Design Visual | Convertedor: Rionil / Propack | Usuário: Cia. Produtos Alimentícios Superbom.

.Tecnologia em Embalagens de Higiene e Limpeza: Amaciante Ypê - Amore 2L| Vencedor: Multilabel | Usuário: Química Amparo.

.Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos: Sobreembalagem para solução parenteral| Vencedor: Santa Rosa Embalagens | Convertedor: Charles Brasil / Plastest / Santa Rosa | Usuário: Halex Istar.

.Tecnologia em Embalagens de Produtos em Geral: Vitalure 740 | Vencedor: AkzoNobel Packaging Coatings | Design: 100% Design| Convertedor: Brasilata / AkzoNobel Packaging Coatings | Usuário: Tintas Coral.

.Módulo Marketing: Este módulo teve inscrição exclusiva para indústria de bens de consumo (usuária de embalagem), avaliando a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

.Categoria: Estratégia da Comunicação - cases que utilizam a embalagem como meio ou instrumento de sua estratégia mercadológica, tangibilizando todos os valores da marca/produto para o consumidor no ato da compra.

.Marketing – Estratégia de Comunicação: Natura Ekos Açaí - Safra 2009 | Vencedor: Natura | Usuário: Natura.

Módulo Especial.: Categorias: Estudantes | Mesa 4 - Embalagem para pratos | Vencedor: Bárbara Gomes de Lima Moreira | Universidade: UnB – Universidade de Brasília | Orientador: Sylvain Allard.

.Voto Popular: Porta Club Social | Vencedor: Itaquá | Design: Team Creatif | Convertedor: Itaquá / CSN | Usuário: Kraft Foods.

.Empresa do Ano: Nestlé.

.Personalidade do Ano: Antonio Carlos Dantas Cabral.

ABRE - Fundada há 43 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva de embalagem no Brasil, através de suas inúmeras ações, fomentando as atividades deste segmento.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor -fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores e usuários de embalagem, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, História da Embalagem, Grupo de Profissionais de Embalagem, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2010 terá como tema “ Embalagem e o novo varejo: responsabilidade ambiental aliada à inovação”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação também promove a Mostra ABRE de Design de Embalagem que em 2009 teve como tema o “Design Global – desafios do mundo contemporâneo” e o Café da Manhã mensal.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a ABRE é a responsável pelo marketing mundial da WPO.

Desde 2004 a ABRE mantém uma parceria com o Sebrae Nacional para o desenvolvimento de embalagens para as micro e pequenas empresas. Já foram atendidas 328 empresas através do projeto ABRE/Sebrae com 1500 embalagens desenvolvidas, permitindo que seus produtos sejam inseridos em pontos de venda diferenciados, inclusive os de grande porte.

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil. [www.abre.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira