Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2010 - 09:29

Zacarias discute plano de urbanização

A Prefeitura Municipal de Maricá, em parceria com a Associação de Pescadores de Zacarias, lançou no último dia 14, o Plano de Urbanização de Zacarias, que será extensão do plano de urbanização da orla maricaense, com padronização de elementos arquitetônicos e funcionais, específicos para Zacarias.

O encontro se deu na sede da Associação, e contou com a presença do prefeito Washington Quaquá, do secretário de Pesca, Aquicultura, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Jorge Soares, do subsecretário de Pesca Luiz Eduardo Damasco, o Luizão, do secretário de Assuntos Federativos, Fabiano Filho, da superintendente de Habitação, Rita Rocha, e do presidente da Associação de Pescadores (ACCLAPEZ), Vilson Francisco Corrêa.

O Plano de Urbanização foi apresentado à toda comunidade de Zacarias, e colocado em discussão após exibição em tela. No Plano constam ruas internas pavimentadas em pedra e arborizadas, prédios reformados em estilo colonial que incluirão a associação de pescadores, entreposto de pesca, bares, restaurantes, e logradouros novos, como a igreja, praça e parque infantil, que terão rotatórias em pedra São Tomé. Um cais em pedra e madeira de lei (ipê), será construído ao longo da orla, entre a lagoa e o mar, no perímetro da comunidade. Em frente ao portal de Zacarias, será instalada uma unidade de beneficiamento de pescado.

Foi comunicado pelo subsecretário de Pesca, Luiz Damasco, que uma sala da Emater local abrigará temporariamente a sede da Colônia Z-7, que está sendo transferida de Itaipu para Maricá, o que tornará mais fácil o esclarecimento de dúvidas e solução de questões inerentes à categoria, como aposentadoria, direitos trabalhistas, recebimento do defeso, padronização de métodos de pesca, entre outros. “A vinda da Colônia Z-7 para Maricá, se justifica pelo aumento do número de registros profissionais que triplicaram em um ano e meio de gestão do nosso governo. O prefeito Washington Quaquá, manteve a promessa de apoio ao pescador artesanal. Hoje, devido ao reconhecimento da participação de Maricá em políticas públicas para a pesca, fazemos parte do Colegiado do Território da Região Metropolitana de Pesca do Estado do Rio, o que só fortalece a classe,”, disse.

O prefeito Washington Quaquá deixou claro que o projeto foi elaborado, para discussão aberta, em primeira instância, com a comunidade. “Estamos apresentando um projeto piloto, que deve ser discutido com toda a comunidade. Há famílias aqui, com tradição centenária, a maioria de pescadores. Eles são os maiores conhecedores dos problemas e necessidades locais. O Plano de Urbanização de Zacarias, não é uma imposição da municipalidade. Queremos oferecer o melhor, porque acreditamos que a comunidade, que já foi tão prejudicada, merece. Vamos investir um mês dos royalties do pré-sal – R$ 20 milhões, que começa a ser explorado em setembro e pago em novembro, para realização do Plano de Urbanização. O retorno virá em forma de turismo organizado, como resgate econômico para a comunidade. Outras reuniões serão marcadas para decisão em comum, das prioridades do Plano”, concluiu.

Um vídeo produzido por equipes acadêmicas da UFRJ, UERJ, e UFF, universidades que pesquisam o ecossistema local e seu impacto socioambiental, foi exibido, retratando famílias de pescadores e o sistema lagunar. | *Fernando Uchôa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira