Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2010 - 09:29

Parceria entre Prefeitura de Búzios e Fiperj gera renda a pescadores com a produção de mexilhão

Técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) estão em Búzios para a implantação de um projeto de maricultura, que visa garantir nova oportunidade de renda e melhoria de vida para os pescadores buzianos. O trabalho, desenvolvido em parceria com a prefeitura na localidade de José Gonçalves, consiste na implantação de unidades de produção de moluscos de duas conchas, o mexilhão. O município custeia a tecnologia necessária para o funcionamento do projeto e a Fiperj entra com a formação dos pescadores. Há uma semana os técnicos estão ministrando aulas teóricas e práticas para os pescadores da Associação de José Gonçalves.

De acordo com o pesquisador da Fiperj, Augusto da Costa Pereira, o projeto piloto em José Gonçalves começará com o mexilhão por ser mais barato e mais fácil, mas posteriormente os pescadores poderão desenvolver o trabalho também com ostras e coquiles San Jaques. Com a prática da maricultura os pescadores deixarão de extrair o mexilhão da pedra e passarão a produzí-lo.

- O sistema de criação é do tipo “long-line”, que consiste na engorda destas espécies em cordas ou lanternas fixadas a cabos, com flutuadores, onde se desenvolvem até alcançar o tamanho comercial. Este sistema é uma técnica que permite o crescimento dos animais na coluna d’ água, suspensos do fundo marinho, não havendo necessidade de tratos especiais e nem de alimentação artificial, pois retiram seus nutrientes pela filtragem da água – explicou o pesquisador.

Os técnicos estão montando a long-line junto com os pescadores e vão ensiná-los a estratégia para a instalação da estrutura. O local escolhido segundo a Fiperj é ideal porque está livre de contaminação e a água tem a temperatura ideal para o cultivo do mexilhão.

A expectativa é de que em seis meses sejam produzidas cerca de uma tonelada e meia da iguaria, cujo preço varia entre R$15,00 (quinze reais) o quilo sem a concha e R$5,00 (cinco reais) na concha.

-O projeto é importante para nós, porque os pescadores de José Gonçalves já vivem da maricultura e agora poderão sobreviver exclusivamente da produção e comercialização de mexilhões – afirmou Agnaldo Batista, pescador de José Gonçalves, otimista com a nova oportunidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira