Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2010 - 09:46

Ministro de Negócios do novo governo britânico vem ao Brasil

Vince Cable traz delegação empresarial para fortalecer parceria estratégica entre os dois países.

O ministro de Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido, Vince Cable, vai liderar uma delegação com 25 grandes empresas durante visita ao Brasil que começa na terça-feira. Esta é a primeira visita ministerial entre os países desde as eleições no Reino Unido em maio.

Com a previsão de que o Brasil se torne a quarta maior economia do mundo em 2050, esta é a segunda visita que cumpre a promessa do governo de coalizão de consolidar relações com parceiros-chave no século XXI. A visita ao Brasil ocorre após a bem-sucedida viagem à Índia, liderada pelo primeiro ministro David Cameron em julho.

Cable irá se reunir com líderes empresariais e representantes do governo durante quatro dias em São Paulo, Brasília e Rio de janeiro. Ao lado de seu equivalente brasileiro Miguel Jorge (ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), trabalhará para aproximar ainda mais os dois países, co-presidindo o encontro anual do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Brasil-Reino Unido (JETCO, na sigla em inglês).

Além disso, Vince Cable também vai explorar o potencial desta parceria em diversos setores. Os objetivos vão de desenvolver a expertise mundial necessária para garantir Jogos Olímpicos bem-sucedidos em Londres em 2012 e no Rio em 2016 a encorajar cooperação industrial em setores como defesa e segurança, energia e engenharia avançada.

Antes de iniciar sua visita ao Brasil, Vince Cable ressaltou a importância do país. “O governo britânico acredita que é prioritário fortalecer nossas relações com parceiros-chave. Assim sendo, decidi que uma das prioridades seria encontrar pessoalmente meus colegas no Brasil, que é a nova potência crescente das Américas.

“O Brasil é a oitava maior economia do mundo, respondendo por metade do PIB total da América do Sul. Estou muito animado com o fato de que as exportações de produtos britânicos mais do que dobraram desde 2004, alcançando £1,7 bilhão em 2009, apesar da recessão. Mas para mim está claro que ainda há um potencial ainda inexplorado em nossa relação comercial, e o Reino Unido pode exercer um grande papel à medida que mais e mais empresas brasileiras buscam a internacionalização”.

Empresas britânicas são líderes em muitas áreas de real importância para a economia brasileira, e muitas delas já operam no país: .Em educação, um exemplo é a Pearson, que fornece serviços educacionais para a crescente força de trabalho do Brasil | .Em energia, a Shell e Cosan acabam de assinar acordo para suprir biocombustíveis; a BG é a maior investidora no setor de óleo e gás no Brasil |. Em infraestrutura, a Halcrow realizou estudo de viabilidade para o trem de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro e São Paulo | . Em engenharia avançada, Rolls Royce e GKN são fornecedores líderes de mercado |. Em biotecnologia e farmacêutica, a AstraZêneca e a GlaxoSmithkline são também key players no mercado brasileiro.

Empresas que participam da delegação de Vince Cable - Augustawestland; Anglo American; Bae Systems; BG, Biosciences KTN; British Airways; British Telecom; CBI; De la Rue Holographics; Diageo; Experian; Faithful & Gould; Foster & Partners; G4S; Glaxosmithkline; Halcrow; HSBC; Ingenium Investments; Lloyds; Rio Tinto; Rolls Royce; Santander; Standard chartered; Thomas Goode; Smiths Detection. [ http://ukinbrazil.fco.gov.uk/pt].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira