Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2010 - 09:55

Tapetes São Carlos alinha ações ambientais e conquista a ISO 14000, pelo IQA


Certificação concedida pelo IQA atesta que a empresa atende os requisitos estabelecidos pelo Sistema de Gestão Ambiental, em conformidade com a norma ISO 14000.

Reduzir o impacto ambiental na fabricação do produto sempre foi o lema da empresa Tapetes São Carlos, fabricante de tapetes e carpetes que atua, entre outros segmentos, no fornecimento de produtos para montadoras, encarroçadoras, autopeças e revendas do setor automotivo. Em 2009, a empresa sediada em São Carlos, SP, obteve a Certificação ISO 14000 (sistema de Gestão Ambiental) por meio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Para isso, alinhou todas as ações e projetos ambientais, como reutilização e reaproveitamento de matérias-primas atendendo a legislação ambiental vigente, implementou melhoramentos e outras ações, principalmente o descarte controlado de resíduos.

Desde o início das atividades na década de 1950, a empresa mantém a cultura de preservação ambiental. A cada ano institui ações, como reuso de água, tratamento de efluentes, controle de emissões atmosféricas, emissão de ruídos em torno da organização, destinação de resíduos sólidos e de óleos lubrificantes, entre outros. Para isso adequou todas as ações, incluindo documentação ao atendimento da legislação, e implementou todos processos necessários para tornar a Tapetes São Carlos ecologicamente correta.

A empresa também adequou o departamento hidráulico, responsável pela manutenção das empilhadeiras, com a instalação de sistema de decantação de óleo e água. “Com isso evitamos que o óleo residual da lavagem das empilhadeiras caia na rede pública de esgoto”, conta Marcos Mello, supervisor da área de Qualidade e Meio Ambiente da Tapetes São Carlos. O mesmo sistema também foi instalado na garagem de manutenção dos veículos da frota da empresa.

Resíduos - Além disso, o resíduo de óleo lubrificante utilizado como combustível em caldeira é separado corretamente e entregue, junto com o material recolhido pelo sistema de decantação, a empresas especializadas. Outros resíduos gerados pela empresa, como pano contaminado com graxa, pneus e fibras têxteis, são separados para destinação final correta.

A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) também foi adequada para a certificação e agora são computados os índices de resíduos e realizada análise da água antes de jogá-la na rede pública. “Esta análise é feita por laboratórios que seguem os requisitos NBR ISO/IEC 17025 exigidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)”, afirma.

As duas caldeiras a óleo da empresa, de acordo com o supervisor, foram substituídas por caldeiras a gás, mais ecológicas, que operam dentro dos limites de emissão estabelecidos pela resolução nº 382 do Conama. Outras duas caldeiras são a lenha, material que é adquirido de fornecedores com licença ambiental para extração de madeira de reflorestamento. “Já adotávamos os processos, mas com a certificação, recebemos o atestado que estamos seguindo corretamente os requisitos previstos na ISO 14000. Então, as boas intenções da empresa agora viraram regra”, ressalta Marcos Mello.

Custos – Outra adequação foi a criação de uma central única de ar comprimido, utilizado por algumas máquinas e equipamentos no processo fabril, antes espalhados em alguns pontos da empresa. “Com isso, conseguimos economizar energia e tempo nos processos”, diz.

A empresa também conseguiu reduzir custos com o reuso da água na lavagem de produtos e reaproveitamento da água quente, utilizada em processos de fabricação, sistema de geração de vapor. “A água condensada já entra via tubulação no sistema de geração de vapor a 90 graus, economizando energia nos processos”, diz o gerente.

Para a certificação do IQA, a Tapetes São Carlos teve de formalizar a documentação, integrar e familiarizar todos os funcionários no uso dos registros. O primeiro passo foi a criação do ‘Manual do Sistema de Gerenciamento Ambiental’, relativo às exigências ambientais, como atendimento a emergências, controle de resíduos, ações preventivas e corretivas. E adotou também procedimentos para controle de documentos, mantendo-os atualizados e identificados. “Adequamos nosso controle operacional, com procedimentos para fazer inspeções e o controle dos aspectos ambientais”, afirma Marcos Mello.

Conscientização – Segundo Mello, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas é fundamental para alcançar resultados. Durante a certificação, a empresa realizou um trabalho de conscientização ambiental com seus 490 funcionários, mediante palestras e informativos. Também realizou trabalho junto à gerência e supervisão para informar sobre as mudanças implementadas, readequações e fortalecer a cultura ambiental. “A adesão dos funcionários é fundamental”, ressalta.

Para o executivo, a ISO 14000 e o apoio técnico do IQA foram determinantes na intensificação e consolidação das ações e resultados. “Ampliamos o foco no desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental, contando com o apoio dos especialistas do IQA, e conquistamos a imagem de empresa ambientalmente correta”, completa.

Tapetes São Carlos [http://www.tapetessaocarlos.com.br]– sediada em São Carlos, SP, a 230 km da capital, a empresa ocupa uma área total de 100 mil m2, sendo, aproximadamente, 70 mil m2 de área construída. A Tapetes São Carlos foi criada em 1951 e desde então vem se modernizando. Hoje conta com modernas extrusoras para transformação de chips de polipropileno em fios contínuos, Roselan, utilizados na fabricação de tapetes e carpetes. Além do polipropileno, utiliza fios de nylon, poliéster e outros materiais na fabricação do mix de produtos, entre tapetes, carpetes, automotiva e produtos especiais (grama sintética, feltros para colchões). Além do mercado interno, a marca está presente em países como Alemanha, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira