Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2007 - 08:32

Merck: a Blue Coat garante a segurança do acesso à Internet e a proteção da infra-estrutura Web em toda a América Latina

A Merck Brasil, que centraliza as operações de rede para a região, contou com o apoio da Verto Technologies e da Westcon para a implementação do sistema

Rio de Janeiro – A estratégia de Tecnologia da Informação da Merck definiu que todo o acesso da corporação à Internet seja feito de apenas quatro pontos. Todos os escritórios e divisões da Merck direcionam o acesso para e da Internet a estes quatro gateways, de modo a assegurar os mais altos níveis de segurança e adequação às políticas corporativas. Um destes pontos está localizado no Brasil. E “a tecnologia Blue Coat foi selecionada como ferramenta padrão pela abrangência da solução, que permite exercer o controle de aplicação das regras estabelecidas pela governança corporativa em relação à segurança”. A afirmação é de Marcos A. Mazarin, CIO da Merck Brasil, onde fica o NOC (Network Operation Center) que serve como infra-estrutura comum a nove países latino-americanos. Os três outros centros estão na Alemanha, nos Estados Unidos e em Cingapura.

Marcos Mazarin explica que a adequação às normas da governança corporativa, no que diz respeito à segurança, implica a segurança da informação como um todo, e engloba a restrição de acesso a sites; o sigilo em relação aos negócios da companhia; as regras de conduta dos funcionários na utilização da rede e, é claro, a própria segurança física da rede. Ele coloca este projeto de segurança em um contexto mais amplo, que são as modificações pelas quais a empresa passa no momento no sentido de tornar a área de Tecnologia da Informação “uma real parceira do negócio”.

O NOC brasileiro atende a 2.500 usuários Merck, que trabalham nas subsidiárias da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e Venezuela. Na comunicação destes funcionários com o “mundo exterior” a segurança é crítica, especialmente em atividades-chave para a empresa, entre as quais Mazarin cita a comunicação da área contábil-financeira com instituições de governo; a pesquisa científica e o sistema de e-commerce, para venda de produtos químicos e farmacêuticos.

“Antes da centralização do acesso, com a implementação dos appliances Blue Coat não havia padronização. Eram 14 pontos de acesso na Merck América Latina, que usavam diferentes equipamentos. Em alguns, da Venezuela e do México, por exemplo, já havia proxys Blue Coat, mas na maioria deles os proxys utilizados eram os do Windows 2000”, relata Dalmo Mello, coordenador regional de segurança de TI da Merck.

“Durante o processo de avaliação das soluções disponíveis, nós analisamos e verificamos vários produtos in-house, e a Blue Coat se destacou ao proporcionar a melhor funcionalidade, estabilidade e desempenho, enquanto nos permitia a criação de políticas abrangentes que podiam ser facilmente definidas e configuradas a partir de um ponto centralizado. Curiosamente no processo de homologação da solução, os appliances nos auxiliaram contra possíveis riscos ao negócio, através de sua flexibilidade na implementação de serviços de segurança”, diz Mello.

O projeto de centralização do acesso à Internet nas subsidiárias latino-americanas da Merck teve início em outubro de 2005, quando técnicos da sede da empresa, na Alemanha, vieram ao Brasil para um workshop com a equipe responsável pelo funcionamento da rede na América Latina e nivelamento do conhecimento entre os grupos locais de cada país da região. Em fevereiro de 2006 os equipamentos foram entregues pela Verto Technologies, canal de comercialização da Westcon Brasil, distribuidora das soluções Blue Coat.

“A partir deste momento a equipe da Verto Technologies participou ativamente do processo de implantação do novo ambiente, em conjunto com a equipe da Merck, continuando a prestar suporte localmente no Brasil sempre que necessário”, conta José Antônio Marques, gerente de tecnologia da Verto Technologies.

Em abril estava pronta a configuração dos equipamentos de acordo com as normas corporativas da empresa, e ao longo do ano foi feita a integração dos nove países ao sistema, completando-se em dezembro. Já neste ano de implementação do sistema registrou-se o recorde de menor tempo de downtime da rede: apenas oito horas em toda a região durante o ano de 2006. Este resultado levou à ambiciosa meta de incidente zero e downtime zero em 2007, “e com alta disponibilidade de serviço”, enfatiza Dalmo Mello.

Ponto único de acesso à Internet - Os appliances Blue Coat constituem o core do segmento de acesso à Internet. Foram instalados dois sistemas redundantes, cada um com dois appliances Blue Coat SG 800: um destes sistemas redundantes está na rede interna e o outro fica no espaço entre o mundo externo e a rede corporativa, conhecido como DMZ – De-Militarized Zone: um conceito de guerra, que corresponde à idéia de conter o invasor antes que ele chegue ao território protegido, e que na prática se traduz por permitir a conexão de hosts externos à rede da Merck somente através do proxy. Para proteção contra os vírus vindos da Web são usados os appliances Blue Coat Proxy AV 2000.

O conjunto de tarefas executadas pelos appliances Blue Coat no NOC que fica no Brasil é igual ao dos três outros de acesso à Internet que a rede corporativa da Merck possui em todo o mundo: - ponto único de acesso à Internet, com total monitoramento e controle através do proxy gerenciamento de anti-spyware e antivírus | - controle de aplicações, incluindo instant messaging, streaming e compartilhamento de arquivos | - monitoramento e relatórios de tráfego | - análise de pacotes com possíveis conteúdos maliciosos na rede corporativa.

A visualização do tráfego da rede permite exercer um efetivo controle sobre sua utilização, para que se cumpram as regras estabelecidas pela governança corporativa.

A tecnologia Blue Coat oferece à Merck uma perfeita combinação de segurança e controle de utilização da rede em conformidade com as regras corporativas – o que é fundamental frente à importância cada vez maior da Internet como instrumento de comunicação, informação e comércio de produtos para a corporação. Site: www.merck.com.br

Perfil da Blue Coat - A Blue Coat provê segurança nas comunicações Web, assim como a aceleração de aplicações em redes distribuídas. A família de appliances da Blue Coat e suas soluções baseadas em “clientes” – implementadas em filiais das empresas, gateways de Internet, estações de trabalho e data centers – oferecem pontos inteligentes de controle baseados em políticas possibilitando à área de Tecnologia da Informação a otimização da segurança e aceleração do desempenho da rede entre usuários e aplicações. A Blue Coat já instalou mais de 30.000 appliances em todo o mundo e é a número 1 no ranking do IDC em distribuição segura de aplicações e conteúdos. A sede da Blue Coat fica em Sunnyvale, Califórnia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira