Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2010 - 10:06

“Todo mundo pode aprender um novo idioma” é o que dizem os especialistas

Com a mente aberta e dedicação qualquer pessoa pode aprender uma nova língua.

São Paulo – Você já iniciou um curso de língua estrangeira e desistiu? Será que é verdade que quem não gosta de um idioma não tem facilidade em aprendê-lo? Será que é preciso ter habilidade para aprender uma nova língua? Será que é preciso “pensar” em inglês, ou espanhol para falar o idioma? Essas e outras questões serão desmistificadas nas linhas abaixo por especialistas.

O mercado de trabalho exige conhecimento e fluência em idiomas diferentes e também para viajar é importante. Em busca de melhores oportunidades, muitas pessoas tentam aprender um segundo ou até terceiro idioma. Porém, vários mitos surgiram em torno do assunto.

De acordo com Lilian Simões, diretora da Essential Idiomas – consultoria de idiomas para executivos – a verdade é que todos são capazes de aprender um novo idioma. Se isso não fosse verdade não haveria imigração. Para Lilian, o diferencial no aprendizado é a dedicação. “É muito importante, além das aulas, o aluno estudar em casa. A aula é importante e dá um direcionamento. Mas o sucesso do aprendizado depende muito do esforço do estudante”, afirma.

Já segundo o mestre em comunicação e semiótica formado pela PUC-SP e professor de linguística da Universidade São Judas Tadeu, Roberto Coelho Barreiro Filho, para aprender é preciso libertar a mente, como se fosse uma criança que nunca tivesse tido contato com uma linguagem. “Quando você livra a cabeça e não traduz nada, acaba recebendo uma instrução e memorizando-a. É preciso abrir-se para a nova experiência e não tentar traduzir tudo o que ouvir. Tente aprender a língua como se ela fosse uma grande novidade. Tente entender as palavras que acabou de aprender como novos membros do seu repertório”, aconselha Coelho.

Algumas pessoas crêem que não são capazes de aprender um idioma e desistem do curso. Ainda para o mestre em Semiótica e Comunicação e professor de Linguística, “Nós somos seres de comunicação e de expressão. Nós nascemos pra isso. Todo mundo é passível e para todos é possível aprender mais de uma língua”, explica.

Uma questão polêmica é a ideia de que é preciso “pensar” no idioma para aprendê-lo. O professor discorda da teoria e argumenta: “Para um sujeito adulto é muito difícil fazer isso. Quando se tem uma formulação mental diferenciada há ligações sinápticas cerebrais que vão te impedir de pensar, por exemplo, em inglês com plenitude” diz Coelho.

Outra dúvida muito recorrente é se a idade atrapalha na hora de aprender. Lilian pontua que isso não é verdade e reforça que dedicação é o mais importante. Tanto que para contribuir com o aprendizado de seus alunos, a Essential passa exercícios extra-classe com a função de contribuir com o conteúdo dado em sala de aula e complementa que hoje os adultos também fazem intercâmbio para melhorar a sua fluência. “Não é mais uma coisa só para adolescentes e jovens e prova disso são os executivos viajando para estudar”.

Será que todo mundo aprende do mesmo jeito? Será que todos têm a mesma capacidade de aprendizado? “Eu acho que não. Cada um é um indivíduo particular. Depende do repertório, do costume do método de aprendizado de cada um. Ninguém aprende do mesmo jeito”, comenta Coelho e finaliza: “Existem métodos de aprendizagem que são generalidades para que todos tenham aptidão no mesmo código de aprendizagem. Assim, as pessoas têm geralmente de 40 a 60% de chance de se adaptar ao tipo de conduta estabelecido. O melhor é uma mescla dos métodos tradicionais com o “listening”, em que o aluno ouve frases no idioma estudado”.

Essential Idiomas - Fundada em 1988, Consultoria especializada no desenvolvimento de cursos de capacitação e treinamento em idiomas in company. Atua em empresas com grupos de executivos. Atualmente disponibiliza cursos de Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros. [www.essential.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira