Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2007 - 08:40

Nova definição ajuda a identificar crianças com risco de síndrome metabólica

Bruxelas, Bélgica - A International Diabetes Federation (IDF, Federação Internacional de Diabetes) lançou uma nova definição para identificar crianças e adolescentes com risco crescente de desenvolver diabetes tipo 2 e doença cardiovascular mais tarde na vida. A definição foi publicada hoje em The Lancet(1).

A síndrome metabólica é um agrupamento dos mais perigosos fatores de risco para diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Sua identificação precoce é muito importante para facilitar a ação preventiva. Esta simples definição unificada da IDF para crianças e adolescentes é consistente com a definição disponível para adultos(2).

"Diabetes e doença cardiovascular causam mortes e sérias incapacidades," disse o Professor Paul Zimmet, Presidente da Força Tarefa da IDF para Epidemiologia e Prevenção, e co-autor da definição. "Quase 4 milhões de mortes a cada ano são uma conseqüência de causas relacionadas com diabetes. E como se espera que o diabetes irá atingir 380 milhões de pessoas dentro de uma geração, o número de mortes só poderá aumentar.(3) Esta é a primeira geração em que crianças poderão morrer antes dos pais."

Eventos intra-uterinos para a criança nascitura e fatores durante os primeiros anos de vida predispõem uma criança a distúrbios, como obesidade, pré-diabetes e síndrome metabólica. Ao mesmo tempo, a urbanização, a dieta insalubre e o estilo de vida sedentário estão aumentando os riscos para as gerações seguintes.

A nova definição é simples e de fácil aplicação na prática clínica. A medição da cintura é o componente principal. Valores percentuais, em vez de valores absolutos da circunferência da cintura, têm sido usados para compensar a variação no desenvolvimento infantil e na origem étnica.

A definição é dividida de acordo com os grupos etários: idade de 6 a 10; 10 a 16; e 16 ou superior. A IDF sugere que a síndrome metabólica não deve ser diagnosticada em crianças menores de 10 anos, mas que uma mensagem direta pela redução de peso seja encaminhada àqueles com obesidade abdominal.

Para crianças com 10 anos ou mais, a síndrome metabólica pode ser diagnosticada com a obesidade abdominal (usando percentuais de circunferência) e a presença de dois ou mais aspectos clínicos (triglicerídeos elevados, HDL-colesterol baixo, pressão sangüínea alta, glicose no plasma aumentado). Embora alguns desses itens, bem como o tamanho e as proporções do corpo, sofram variações com a idade e o desenvolvimento, na ausência de dados contemporâneos definitivos, os critérios seguem os valores absolutos na definição da IDF para adultos. A exceção é (em vez de características por sexo) o valor referente ao HDL. Para adolescentes com mais de 16 anos, o critério da IDF para adultos pode ser utilizado.

"A detecção precoce seguida pelo tratamento -- particularmente a intervenção no estilo de vida -- são vitais para interromper a progressão da síndrome metabólica e salvaguardar a futura saúde de crianças e adolescentes", disse o Professor Sir George Alberti, antigo presidente da IDF e co-autor da definição. "Solicitamos aos governos a criação de ambientes que permitam mudanças no estilo de vida. Isto vai requerer uma abordagem coordenada de todos os setores incluindo saúde, educação, esportes e agricultura, mas é a única maneira de se poder refrear o gravame do diabetes tipo 2 e da doença cardiovascular".

A International Diabetes Federation (IDF) é a representante global de quase 250 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo. A IDF representa 200 associações de diabetes em mais de 150 países. A sua missão é promover mundialmente cuidados, prevenção e cura de diabetes. A IDF é uma organização sem fins lucrativos relacionada oficialmente com a Organização Mundial de Saúde.Para mais informações no http://www.idf.org/met_syndrome/children | Por PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira