Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2010 - 09:23

Desembargador Jeorling Cleve assumirá cadeira da Academia Paranaense de Letras

O desembargador aposentado Jeorling Cordeiro Cleve – pai do Presidente das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), professor Clèmerson Merlin Clève – foi eleito novo membro da Academia Paranaense de Letras (APL) na semana passada. Natural de Guarapuava, Cleve ocupará a cadeira 23, que pertenceu a Túlio Vargas, ex-presidente APL. A eleição foi realizada durante a assembleia do dia 26 de agosto (quinta-feira), e contou com a unanimidade dos votos dos 23 participantes da academia. A posse oficial de Jeorling Cordeiro Cleve na Academia Paranaense de Letras deve ocorrer em 2011.

Jeorling Cordeiro Cleve destaca que se sente honrado com a oportunidade e declara que dignificará a cadeira que assumirá, inclusive por ter recebido a unanimidade dos votos. O desembargador Jeorling Cordeiro Cleve é autor de diversas obras. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), residiu em Pitanga, por vários anos, onde foi advogado, promotor público interino e professor.

Como juiz substituto, exerceu suas funções jurisdicionais nas Seções Judiciárias de Foz do Iguaçu, União da Vitória e Pato Branco; e, como juiz de direito, exerceu-as nas comarcas de Piraí do Sul, Ivaiporã e Guarapuava, sendo depois promovido para a capital do Estado.

Em Curitiba, foi titular das 3ª e 11ª Varas Cíveis. Foi em seguida promovido para o Tribunal de Alçada, e mais tarde para o Tribunal de Justiça. Nesta Corte, como desembargador, atuou por vários anos na área cível, até sua aposentadoria compulsória, por haver atingido o limite constitucional de idade, no ano de 2002.

Possui os títulos de cidadão honorário e benemérito de Pitanga, de cidadão benemérito de Guarapuava, e voto de louvor concedido pela Câmara Municipal de Curitiba. Foi homenageado como nome do Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da UniBrasil, de Curitiba, e do Grêmio Estudantil do curso de Direito das Faculdades Campo Real, de Guarapuava. É membro do Centro de Letras do Paraná e membro benemérito da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava.

Obras - Desde sua aposentadoria compulsória, em 2002, Jeorling Cordeiro Cleve tem se dedicado à leitura, caminhadas, jardinagem e pesquisas históricas. “É preciso ocupar a mente e o tempo”, comenta sorridente.

A contribuição de Cleve iniciou antes de sua aposentadoria, quando integrou a comissão que elaborou o livro O Poder Judiciário e a Emancipação Política do Paraná: Memória Histórica, alusivo ao sesquicentenário do Paraná, editado pela Artes & Textos em 2003.

Publicou, em 2005, a obra Luiz Daniel Cleve – Memória Histórica, biografia de seu bisavô paterno, imigrante dinamarquês, nascido em 1833. “Com a finalidade de deixar para a família, os dados referentes aos nossos ancestrais”, conta. Lançado pela Juruá Editora, com o apoio cultural das Faculdades Integradas do Brasil, das Faculdades do Centro do Paraná (UCP) de Pitanga, e das Faculdades Campo Real (UniCampo), de Guarapuava, o livro foi reeditado em 2009.

A obra “Povoamento de Guarapuava: Cronologia Histórica” é mais um resultado de suas pesquisas. Utilizando o formato cronológico, o desembargador conta a história do município, que é sua cidade natal. Na segunda edição publicada em 2009 o autor adicionou a explicação sobre a origem do nome de Guarapuava, relacionado à presença do lobo guará. Coincidentemente, a obra é prefaciada pelo historiador Túlio Vargas.

O desembargador publicou, também, Pensamentos de Todos os Tempos, Lições de Sabedoria, onde reúne, como o próprio nome diz, frases célebres de todos os tempos, minuciosamente anotados durante sua vida de apaixonado por literatura – paixão que herdou do pai Aloísio Guimarães Cleve – e que ele teve o cuidado de reunir por temas, em sua publicação. Este livro já está no terceiro volume.

O opúsculo Antônio de Sá Camargo Visconde de Guarapuava foi publicado em 2007 e é resultado de uma palestra proferida pelo desembargador na Academia Paranaense de Letras, à convite de Túlio Vargas. Sua mais recente obra é a Antologia de pensamentos, frases e textos famosos, também editada pela Artes & Textos. A obra ainda não está no mercado e traz frases de diversos pensadores, entre eles, Ulysses Guimarães e Clèmerson Merlin Clève sobre a constituição cidadã.

O livro Pitanga: Cronologia Histórica deve ser lançado em 2011 e aborda o povoamento da região sertaneja – central do Paraná – onde está localizado o município de Pitanga.

As obras estão disponíveis na Biblioteca Helena Kolody, da UniBrasil, e podem ser encontradas no site de diversas livrarias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira