Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2010 - 09:53

Varejo de shopping apresenta crescimento no primeiro semestre de 2010

Resultados do MercadoFlux, indicador desenvolvido em parceria entre as empresas Feixe e IBOPE Inteligência, mede mensalmente a atividade comercial em shopping center.

São Paulo – O MercadoFlux, indicador específico do mercado de shopping center feito pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Feixe Tecnologia, mostra que a atividade comercial em shopping center em julho de 2010 apresentou alta tanto em relação ao mês de junho quanto em relação ao mesmo mês do ano anterior.

“O ano de 2010 tem se caracterizado pela recuperação da atividade comercial em shopping quando comparado com 2009. Em praticamente todos os meses do ano o índice mostra resultados positivos, acima do registrado no mesmo mês do ano anterior”, avalia Antônio Carlos Ruótolo, diretor de geonegócios do IBOPE Inteligência. No índice acumulado de janeiro a julho, a atividade já apresenta alta de 4% se comparada a 2009.

Base 100: média do ano de 2006.

Em julho de 2010 o índice ponderado das três capitais (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo) foi 117, o que significa que a atividade comercial em shopping neste mês ficou 12% acima da observada no mês anterior (junho de 2010) e 5% acima do mesmo mês em 2009. “Este percentual (5%) significa um incremento real da atividade comercial, sem qualquer influência de fatores externos como a inflação, por exemplo”, explica o executivo.

MercadoFlux por cidade - A cidade de São Paulo registrou o maior índice médio no mês de julho entre as três cidades pesquisadas: 118,5. Em segundo lugar ficou Rio de Janeiro, com 116,9, e em último lugar Belo Horizonte, com 110. Este índice tem como base 100 a média do ano de 2006, ou seja, o índice de 118,5 em São Paulo significa que a atividade comercial em shopping na cidade cresceu 18,5% quando comparada à atividade média do ano de 2006.

Comparado ao mês anterior, a cidade de São Paulo registrou crescimento de 13,8%, enquanto Rio de Janeiro cresceu 11,8% e Belo Horizonte 10,2%.

Mas, na comparação dos índices de julho de 2010 versus julho de 2009 (mesmo período no ano anterior), São Paulo foi a cidade com menor taxa de crescimento (3,8%), contra 6% no Rio de Janeiro e 4% em Belo Horizonte. “Isto é reflexo do fato do mercado de shopping em São Paulo ser um mercado mais equilibrado e que, por esse motivo, apresenta valores mais constantes de crescimento”, avalia Ruótolo.

Base 100: média do ano de 2006.

MercadoFlux por porte de shopping - Na análise do índice por porte de shopping observa-se que todos os três tipos (pequeno, médio e grande) apresentaram incremento no índice médio. Os shoppings de grande porte foram os que registraram maior aquecimento na atividade comercial em julho: 118,0.

O MercadoFlux é um indicador específico do mercado de shopping que mostra o grau de desempenho, aquecimento ou movimentação do setor. É desenvolvido em parceria com a empresa Feixe Tecnologia, especializada em contagem eletrônica de fluxo de consumidores. Este indicador é calculado com base na análise cruzada de múltiplas variáveis, como fluxo de consumidores, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping, tornando-o um indicador do desempenho geral do mercado. É uma ferramenta que serve de parâmetro para o shopping comparar se seu desempenho de venda, faturamento ou fluxo de clientes naquele período acompanhou o mercado como um todo. Mais informações no site: www.mercadoflux.com.br

Perfil- O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas, na elaboração de estratégias e no planejamento dos negócios.

Perfil- A Feixe Tecnologia é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de detecção, contagem e análise do fluxo de pessoas nos mais diferentes ambientes. Com atuação desde 1995, a Feixe tem, entre seus clientes, os principais shopping centers do país, além de grupos varejistas e centros culturais. Seu comprometimento está centrado na inovação tecnológica e na confiabilidade dos dados gerados por seus sistemas de contagem, que a tornam referência em análise estratégica de fluxo de consumidores no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira