Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2010 - 09:53

Rio promove Seminário Internacional sobre Economia Criativa

Evento que reunirá especialistas nacionais e mundiais em propriedade intelectual e economia da cultura será aberto pelo governador Sergio Cabral no dia 1º de setembro (quarta-feira).

Rio - Referência no desenvolvimento do conceito de economia criativa no Brasil, o Rio de Janeiro vai sediar, entre os dias 1 e 3 de setembro, o Seminário Internacional de Propriedade Intelectual e Economia da Cultura - dois pilares da Economia Criativa. O evento será aberto nesta quarta-feira, dia 1º, às 9 horas, no Centro Cultural da Justiça Federal, pelo governador Sergio Cabral, e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

A programação reunirá autoridades nacionais e mundiais no tema, com objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para o desenvolvimento de projetos e programas no campo da economia criativa. A expectativa dos organizadores é reunir um número expressivo de instituições e especialistas em Propriedade Intelectual, Economia da Cultura Economia Criativa, funcionando como um espaço de intercâmbio de experiências entre a comunidade acadêmica, a sociedade civil e os órgãos públicos.

Entre os nomes internacionais já confirmados, destacam-se Dimiter Gantchev, diretor do Departamento de Indústrias Criativas e Culturais da OMPI em Genebra; Fernando Barrio, professor e diretor de Relações Internacionais da Universidade Nacional da Argentina; John Howkins, professor e presidente da BOP Consultores, de Londres, e Michael Jensen, consultor da TDC Play, de Copenhagen (Dinamarca).

O seminário é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa no Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Logo após a abertura, será lançado o Concurso Nacional de Monografia de Direitos Autorais, promovido pela União Brasileira de Compositores.

O evento conta com apoio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), da União Brasileira de Compositores (UBC), da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Autorais (Socinpro) e do Centro em Inteligência Empresarial (Crie/Coppe/UFRJ).

Economia criativa: o conceito e o evento- Parte integrante da Economia Criativa, a Economia da Cultura é definida pelos especialistas como atividade de produção e de comercialização, que tem como matéria-prima a criação protegida pelo direito de autor, quando esta criação se fixa sobre suporte físico ou eletrônico e é multiplicada em escala industrial para sua difusão – explica a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, que encerrará a programação.

Os temas sugeridos foram extraídos das discussões promovidas pela Ompi, pelo INPI e pelo Codepin. Um dos temas será “Carnaval como um ativo da Economia da Criatividade no Brasil”, que será abordado por Luiz Carlos Prestes Filho, assessor para Desenvolvimento da Indústria Cultural da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e coordenador da Comissão Estadual de Defesa da Propriedade Intelectual do Rio de Janeiro (Codepin).

A mesa de abertura contará ainda com a presença do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herencia; do sub-secretário de Economia do Itamaraty no Rio de Janeiro, embaixador Pedro Carneiro; do presidente do INPI, Jorge Ávila; do diretor regional da Ompi, José Graça Aranha; do presidente da OAB-RJ, Wadih Damous; do presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Fernando Fragoso, e do superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta.

.[Seminário Internacional de Propriedade Intelectual e Economia da Cultura - dois pilares da Economia Criativa, Dias 1 a 3 de setembro de 2010, Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro - Rio de Janeiro/RJ) | Informações: http://www.criativaeconomia.com.br/ ou pelos emails [email protected] e [email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira