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31/08/2010 - 10:03

ABDI apresenta avanços da Integração Produtiva em encontro do Mercosul

Encontro de Comércio Exterior reunirá, em Porto Alegre, ministros e autoridades do bloco econômico nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Uma análise dos avanços do processo de integração das cadeias produtivas nos países do Mercosul será um dos destaques da palestra do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, na segunda edição do Encontro de Comércio Exterior Mercosul – Encomex Mercosul. A integração das cadeias produtivas é um dos mais visíveis avanços do bloco comercial.

Reginaldo Arcuri é o coordenador brasileiro do Grupo de Integração Produtiva (GIP) do Mercosul, cuja principal função é coordenar e executar o Programa de Integração Produtiva do Mercosul bem como todas as propostas e ações relacionadas com o tema. Fazem parte do GIP representantes dos países-membros do Mercosul. “A integração produtiva não ocorrerá apenas por meio das forças de mercado. É preciso ação política, neste caso, políticas de apoio a cadeias produtivas regionais”, afirma o presidente da ABDI, entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

As discussões do processo de integração produtiva entre os países do Mercosul foram iniciadas em 2008 com a criação do GIP. Desde então, diversas iniciativas tem reforçado o importante trabalho desenvolvido pelo Grupo que discute integração de cadeias produtivas em setores como metal-mecânica, energia eólica, aéreo-industrial, vitivinicultura, produtos fitossanitários, sanidade animal, indústria naval, madeira e móveis.

Encomex - O Encomex Mercosul reunirá em Porto Alegre, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2010, autoridades e especialistas dos mais variados temas que cercam os negócios internacionais. Durante os dois dias do encontro, no Centro de Eventos Fiergs, o evento deverá reunir 1,6 mil pessoas para a programação de painéis e debates, palestras, rodadas de negócios e oficinas.

O objetivo é promover a aproximação entre governo e iniciativa privada do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e também a Venezuela, país que está em processo de adesão para se tornar membro pleno do bloco.

O Encomex Mercosul 2010 é uma iniciativa brasileira, promovida de forma conjunta pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic); das Relações Exteriores (MRE); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR); Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Para a abertura do Encomex Mercosul 2010 já estão confirmadas as presenças do Secretário Executivo do Mdic, Ivan Ramalho, do secretário de Comércio Exterior do Mdic, Welber Barral, do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, da ministra de Estado da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, entre outros.

No dia 1º, das 14h às 18h, uma mesa setorial discutirá a integração produtiva entre Brasil e Argentina no setor de lácteos. A proposta é incentivar o diálogo entre associações de classe e empresas para identificação de oportunidades de negócios conjuntos. A atividade antecede a realização de uma Rodada de Negócios entre os países e contará com representantes da ABDI, Secretaria de Comércio Exterior do Mdic, Mapa e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do BNDES e do Banco do Brasil, os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os Estados (ou países) do bloco econômico e tratarão de temas específicos como: integração produtiva e internacionalização de empresas, sistema de pagamento em moeda local, comércio fronteiriço, ferramentas de apoio ao exportador, financiamento ao comércio exterior, oportunidades comerciais, entre outros.

O Encomex Mercosul 2010 também contará com estandes institucionais, onde os participantes poderão ser atendidos individualmente para obtenção de informações e esclarecimentos de dúvidas referentes a assuntos de comércio exterior. Haverá ainda exposição de produtos e serviços (showroom) de empresas brasileiras com potencial exportador.

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