Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2010 - 10:03

Graphia traz compradores de sete países para fazer negócios durante a Office PaperBrasil Escolar 2010

O Graphia, grupo de exportação de produtos e serviços gráficos constituído no âmbito da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), em convênio com a Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Governo Federal), realiza o Projeto Comprador na Office PaperBrasil Escolar 2010, feira que acontece no Anhembi, em São Paulo, de 30 de agosto a 2 de setembro. A iniciativa consiste na vinda de clientes e potenciais compradores de diversos países para visitar os estandes do evento e manter rodadas de negócio com as empresas integrantes do Graphia. Entre as nações que trarão representantes, estão Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia, Costa Rica e Portugal.

Graphia - O grupo de exportação de produtos e serviços gráficos renovou em julho o contrato de promoção comercial com a Apex-Brasil. O acordo visa à prospecção, promoção, comercialização e divulgação do setor gráfico brasileiro no exterior. O grupo iniciou suas atividades em 2003 e acumula vendas ao exterior em mais de R$ 33 milhões, nos seus três segmentos de atuação (embalagem, papelaria e editorial-promocional). O Graphia já realizou negócios com 25 países das Américas, Caribe, Europa e Ásia. Além disso, a iniciativa já viabilizou a inserção de mais de 80 empresas no mercado internacional, realizou 77 missões comerciais ao exterior e participou como expositora de 51 feiras lá fora. O recente convênio de parceria com a Apex-Brasil terá vigência até julho de 2012, compreendendo investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões.

A Abigraf Office PaperBrasil Brasil - O estande da Abigraf no Anhembi (rua O, avenida 2) na feira terá 200m² metros quadrados – incluindo espaço dedicado a exibição de produtos exportados pelo Graphia, além de folhetos explicativos.

Na PaperBrasil Escolar, uma das três maiores feiras do mundo no segmento, a Abigraf apresentará ainda em seu espaço os seus projetos desenvolvidos junto ao mercado. Uma das mais importantes iniciativas a serem levadas ao público que visitar o estade da Abigraf na PaperBrasil é a Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa. A exibição será feita por meio de baners, e folhetos explicativos.

A Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa visa informar corretamente a opinião pública sobre a origem do papel usado para impressão – inclusive de livros. No País, a produção da celulose e do papel é originária de florestas plantadas em áreas destinadas, exclusivamente, para este fim, ou seja, culturas como tantas outras destinadas à agricultura. Por diversas razões – desconhecimento da realidade, intenção de valorizar as mídias, marketing comercial e social, dentre outras -, há empresas, instituições e ONGs instrumentalizando a opinião pública contra a comunicação impressa. Assim, a meta da campanha é difundir, de modo amplo, os conceitos corretos da produção de papel destinado à impressão.

Desempenho da Indústria Gráfica - A produção da indústria gráfica cresceu 8,1% no 1º semestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. O segmento de cadernos apresentou índice de crescimento semelhante ao total da indústria gráfica.

Abigraf Nacional - A Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), fundada em 1965, é uma das mais atuantes entidades setoriais do País. A associação representa um universo de aproximadamente 20 mil empresas, que geram mais de 210 mil empregos diretos. O setor gráfico participa com cerca de 1% do PIB nacional e cerca de 6% do PIB da indústria de transformação.

Dentre as principais metas da Abigraf Nacional inclui-se o incentivo às exportações; luta pela definição de tributos justos e coerentes; concorrência leal entre as empresas do setor; envolvimento em ações relacionadas à Responsabilidade Social e Ambiental; além do apoio concreto à formação gerencial do empresário e do executivo gráfico nacional.

No âmbito da defesa da justa concorrência no setor, a Abigraf combate a prática desleal de algumas gráficas, que utilizam dos privilégios tributários, como as estatais, sindicais e religiosas, para ocupar espaço no mercado. Além disso, trabalha contra o uso indevido do papel livre de impostos, mais conhecido como “papel imune”, defendendo sua utilização precípua para impressão de livros, revistas e periódicos. Inúmeras campanhas de conscientização são também realizadas pela entidade, como o incentivo à utilização do software original pelas empresas gráficas.

Com relação às ações de Responsabilidade Social e Ambiental, há duas frentes de atuação da entidade. A primeira refere-se à disseminação do conceito de que 100% do papel de imprimir fabricado no Brasil provêm de florestas plantadas (conforme já mencionado).

Além disso, a Abigraf Nacional realiza em dois e dois anos o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambienta,sendo que o próximo será realizado em 7 de junho de 2011. A premiação, que tem por objetivo estimular práticas sociais e ambientais na indústria gráfica, é dividida em duas categorias: “Responsabilidade Social” e “Responsabilidade Ambiental”.

A Abigraf promove, ainda, a cada três anos, o Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), principal encontro do País no debate sobre questões relacionadas ao setor. O próximo evento acontece em Foz do Iguaçu, em 2011.

A entidade está representada no território brasileiro por meio de 22 regionais, responsáveis pela gestão de necessidades e reivindicações das empresas sediadas nos demais estados da federação. Na América Latina, atua em parceria com a Conlatingraf (Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica), entidade que congrega associações de 15 países do continente. [www.abigraf.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira