Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2010 - 10:12

Novo Uno inaugura conceito de integração com clientes, simultânea ao projeto do veículo


Considerado um case de sucesso na área automobilística, o projeto do Novo Uno mostrou inteligência na superação dos desafios e excelência no resultado apresentado, pois classificado como o melhor carro da categoria, propôs características como personalização e modernidade, oferecendo conteúdos exclusivos e tecnológicos num cenário anteriormente restrito.

Como grande diferencial para o sucesso do projeto, a Fiat realizou uma nova forma de integração com os clientes, que agrega as opiniões do público simultaneamente ao processo de concepção e desenvolvimento do design. A área de Pesquisa de Mercado desenvolveu uma metodologia para que as aspirações dos clientes com relação a um carro pudessem ser ouvidas. À medida que os designers do Centro Estilo trabalhavam nos desenhos, tanto internos quanto externos, um grupo de pesquisadores levava questionamentos para clientes em diversos lugares e em diversos momentos. Foram ouvidas 760 pessoas em mais de 80 situações cotidianas diferentes.

A interação contínua entre os clientes e a Fiat, aliada a uma equipe focada em resultados e à utilização de metodologias e de ferramentas de controle factíveis, proporcionaram um projeto de sucesso, em que a Fiat investiu US$ 600 milhões desde a concepção até a produção do veículo.

Nesse projeto, um dos desafios foi manter as características consideradas positivas do Uno Mille, como: confiabilidade, custo acessível, economia e robustez e agregar modernidades, como: novo motor, design evoluído, maior segurança e atendimento às exigências de mercado, de qualidade e de meio ambiente.

Além disto, o planejamento e o controle aplicados ao projeto do Novo Uno foram fundamentais para atingir os seus objetivos de tempo, custo e qualidade. Definitivamente foi necessário detalhar, monitorar, dedicar um esforço particular e dispor de metodologias e ferramentas que fornecessem respostas rápidas, focadas, que antecipassem problemas, com um tempo de ação efetivo por parte da empresa.

Encarado pela equipe da Fiat como um projeto inovador e complexo, o case do Novo Uno requereu profissionais considerados referências em desenvolvimento de dentro da Companhia, que contribuíram em peso, para a superação dos desafios e metas, proporcionando o sentimento de orgulho e dever cumprido para toda a equipe e para a montadora.

O Novo Uno é um dos cases que serão apresentados no 10º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, organizado pelo PMI – Project Management Institute capítulo São Paulo. Além dos cases, o Seminário apresentará questões relacionadas às necessidades dos profissionais em Gerenciamento de Projetos num contexto de mudanças constantes e as necessidades de promover inovações. Além dos assuntos relevantes nos dias atuais, como gestão de riscos e empreendedorismo, haverá, na 10ª edição, um foco maior nas questões relacionadas à RH.

Com um leque de facilitadores reconhecidos nacional e internacionalmente, o Seminário oferecerá a oportunidade de reflexão sobre assuntos determinantes para os projetos, bem como aumento da integração e network entre os profissionais da área.

.[Informações e Inscrições:10º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, dias 13 14 e 15 de setembro de 2010, no Bourbon Convention Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 2927 - Moema – SP) | http://www.pmisp.org.br/xseminario].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira