Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2007 - 08:53

Porto Saudável de cara limpa

Projeto promove conscientização sobre uso de entorpecentes

O projeto Porto Saudável, parceria do Porto Municipal de Itajaí e a Secretaria Municipal de Saúde, promove, nesta terça-feira, dia 26, mais uma campanha a favor da saúde do trabalhador portuário. O “Dia da Cara Limpa” pretende conscientizar os usuários do Porto Municipal de Itajaí sobre o uso de entorpecentes.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente e coordenador do projeto Porto Saudável, Aguinaldo Higino de Assis, a campanha abordará as pessoas que entram e saem do cais. “Vamos distribui material informativo sobre o perigo do uso de drogas, inclusive as drogas consideradas “lícitas”, como cigarro e álcool”, explica Assis.

Para o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, o projeto Porto Saudável é um dos grandes diferenciais na relação porto-cidade. “Desde que assumiu o governo municipal, a principal diretriz do prefeito Volnei Morastoni é o “ser humano em primeiro lugar”. Aqui no porto nós seguimos à risca a cartilha do prefeito promovendo a saúde dos nossos trabalhadores”, destaca Rebelo.

Uso de drogas - De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, em 2006 1,7 bilhões de pessoas em todo mundo, com idade entre 15 e 64 anos, consomem tabaco (considerado uma droga lícita). Comparando com as drogas consideradas ilícitas, o percentual de uso cai para 5% da população mundial, isto é, 200 milhões de pessoas. O tabaco, ainda de acordo com o relatório, mata 25 vezes mais do que qualquer outro tipo de droga.

Em 2000, o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID), parte da Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad), promoveu um levantamento sobre o uso de drogas entre os trabalhadores da indústria. Do total de 2.654 trabalhadores entrevistados, 38,7% eram usuário de tabaco e 78,7% usavam álcool, enquanto 10,5% utilizavam drogas consideradas “ilícitas”.

Outro dado interessante do levantamento é que mais de 70% dos trabalhadores gostariam de receber orientações sobre os perigos do uso de drogas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira