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01/09/2010 - 08:52

Cobranças do dia-a-dia podem levar ao estresse crônico

Coaching e biofeedback são algumas das alternativas para aprender como lidar com a rotina atribulada e não deixar o estresse dominar as emoções.

São Paulo– Metas, cobranças e horas intensas de trabalho, lidando com situações conflitantes, dificuldades da equipe e incompreensão do superior, fazem parte da rotina de funcionários e chefes de grandes e também de pequenas empresas. Além de tudo isso, ainda tem a cobrança da família. Resultado: dor de cabeça, cansaço e, claro, o estresse. Este se manifesta de forma arrasadora e atinge todos os segmentos da vida, inclusive o pessoal, tornando tudo um grande caos. Esse estresse é o principal causador da depressão, que é a quarta principal causa da incapacidade para o trabalho no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020 será a segunda principal causa de afastamento dos trabalhadores.

Lidar com tantas atribuições não é uma tarefa fácil. A coach ontológica e administradora de empresas Káritas de Toledo Ribas explica que a sociedade contemporânea tem sido classificada como a sociedade do estresse crônico. “As pessoas são cobradas a todo o momento e em todas as circunstâncias de vida. Para alguns indivíduos a aquisição de um corpo que se enquadre dentro dos modelos eleitos pela sociedade passa a ser uma obrigação, para outros, a aquisição de status profissional é um pré-requisito para a felicidade. Dependendo da intensidade de nossa cobrança, tais desejos podem produzir emoções desastrosas”. Ela esclarece que deve ser levado em consideração como a pessoa encara as situações de estresse. “Se a pessoa transforma a situação em um transtorno será altamente prejudicada, mas se desenvolve uma percepção de desafio possivelmente os resultados serão de qualidade”.

Para evitar o estresse e seus possíveis desdobramentos, como a depressão e a ansiedade, Káritas explica que é preciso, em primeiro lugar, identificar o que está causando o problema e destacar os pontos que desencadeiam a causa. A partir destas informações, o profissional pode definir como ele quer lidar com a situação. Em alguns casos, não há apenas um profissional estressado, mas sim uma equipe inteira. Nessa situação, o líder deve buscar uma maneira de sanar o problema de forma que a harmonia volte para o convívio dos envolvidos, inclusive para que essas pessoas possam estar aptas a enfrentar as pressões do dia-a-dia. “O líder tem a função de preparar o time para lidar com as situações de conflito presentes no negócio, direcionando a equipe para que toda adversidade se transforme em oportunidades”.

No entanto, a melhor maneira de impedir esse problema que causa tantos contratempos, tanto na vida dos colaboradores como no cotidiano da empresa, é apostar em políticas de saúde e bem-estar que possam proporcionar apoio e equilíbrio para o capital humano. “Os benefícios de adotar atitudes que proporcionam qualidade de vida e bem-estar são inúmeros. Investimento na saúde aumenta a rentabilidade, afinal pessoas felizes e satisfeitas produzem mais. O bem-estar traz ideias mais criativas, proporcionando saídas inovadoras e reforçando o conceito de empreendedorismo, trazendo outro envolvimento com as atividades. Além de ser uma valorização indireta que rende frutos diretos”, reforça a coach.

Outra alternativa para não deixar o estresse e os seus desdobramentos tomarem conta de vida dos executivos é pedir ajuda. “O profissional precisa identificar as causas do estresse, mas muitas vezes ele está tão saturado que não consegue agir contra o estresse sozinho”. As técnicas de gerenciamento de estresse e de emoções destrutivas, como o coaching ou sessões de biofeedback podem ser utilizadas para afastar esse mal. Estas técnicas são tentativas de manipulação do estado emocional. “As técnicas de gerenciamento de estresse e de emoções destrutivas contemplam inúmeras etapas: a primeira é a identificação do nível de estresse que a pessoa se encontra; a segunda é determinar os fatores que originam o estado indesejado; a terceira etapa é a escolha de um instrumento de medicina comportamental que objetive a eliminação de hábitos limitantes e a solidificação de novos e benéficos comportamentos. Isso deve ser feito levando em consideração as características pessoais” ressalta Káritas.

Em alguns casos, o simples ato de participar de cursos ou palestras que atentem para a identificação consciente de estados emocionais inadequados já pode trazer resultados em ralação a mudanças de hábitos limitantes. “Esses métodos ensinam as pessoas como criar e manter padrões de pensamento favoráveis, mostrando que é possível atingir metas e mudar o comportamento apenas transformando a mente” esclarece a coach ontológica.

“O coaching e o biofeedback são ferramentas poderosas que dão aos profissionais a capacidade de utilizar a sua neurologia de forma mais prática e funcional, aproximando-o do que ele quer e evitando desperdiço de energia. Entendendo que o cérebro é passível de mudança, assim como um músculo pode crescer depois de determinados exercícios, fica mais fácil compreender que é possível alterar voluntariamente percepções, sentimentos e emoções e os benefícios das técnicas da medicina comportamental são obtidos com mais facilidade. Estas técnicas aplicadas com eficácia proporcionam autoconfiança, pois o profissional descobre que pode lidar com varias experiências desafiadoras de forma produtiva e com resultados. Ter uma estratégia para mudar e poder operacionalizá-la com agilidade são os resultados obtidos”, salienta Káritas.

Para Káritas, um profissional em pleno bem-estar pode influenciar o ambiente de trabalho de forma positiva e ser um agente multiplicador de criatividade e ações bem-sucedidas. “Buscar formas de conhecer as quais as causas dessas emoções que fazem tão mal é a melhor maneira de harmonizar bem-estar e resultados, um colaborador influencia o sistema sempre, então a empresa que investir em como esse profissional irá influenciar sairá na frente e terá um excelente diferencial”, finaliza.

Káritas de Toledo Ribas - Bacharel em Administração de Empresas pela UERJ/RJ, Káritas tem formação em Coaching Ontológico, é especialista em Medicina Comportamental, em Hipnose Clínica - PUC/SP, é acadêmica em Filosofia, pós graduanda em Dinâmica dos Grupos – SBDG. Ela tem mais de 20 anos de experiência como consultora e professora nas áreas de tecnologia e finanças, atuando com comportamento humano e é sócia diretora das empresas Appana Mind – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada e Perffato Soluções em Tecnologia.

Perfil- A Appana Mind é uma empresa voltada a aplicação de técnicas pautadas na medicina comportamental que atua nas seguintes áreas: coaching, biofeedback, gerenciamento e controle do estresse e ansiedade, técnicas de reestruturação da linguagem e cursos de formação e capacitação. A Appana tem como foco proporcionar aos seus clientes e alunos, uma melhoria em sua consciência tanto corporal quanto mental, que promoverá a conquista de uma vida plena, equilibrada e feliz, melhorando seus relacionamentos interpessoais, seu desenvolvimento afetivo e emocional e solidificando seu autoconhecimento.

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