Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2010 - 09:02

BRF Brasil Foods anuncia patrocínio e ampliação nacional do Instituto Lançar-se para o Futuro, da revelação Bárbara Leôncio

Iniciativa tem como objetivo replicar o projeto de Curicica para outras cidades do país e chegar em 2016 com 5000 crianças atendidas.

Em cerimônia realizada no dia 31 de agosto (terça-feira), na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, a BRF Brasil Foods anunciou o patrocínio anual de R$ 1 milhão ao Instituto “Lançar-se para o Futuro”, fundado e coordenado pelo professor Paulo Servo, de Curicica, que revelou a velocista Bárbara Leôncio, promessa do atletismo brasileiro. A atleta, ouro nos 200m no Mundial para Menores de 2007, também será patrocinada pela empresa. No evento, que contou com a presença de Márcia Lins, secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, o velocista Vicente Lenílson e a ex-atleta Aída dos Santos foram homenageados por suas conquistas no esporte.

O projeto “Lançar-se para o Futuro” tem como objetivo apoiar os mais de 600 jovens atendidos pela iniciativa e ampliar para cidades onde a empresa conta com unidades industriais o trabalho que já é feito desde 1982, no bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A meta é chegar aos Jogos Olímpicos Rio 2016 com cinco mil atletas em treinamento e ter, pelo menos, 50 em condições de subir ao pódio.

“É muito gratificante oferecer uma oportunidade de vida melhor a centenas de crianças que viviam sem perspectivas e que agora poderão contar com alimentação adequada, educação e prática esportiva. Nossa satisfação será ainda maior se conseguirmos formar futuros atletas de ponta, alimentando o sonho de um Brasil campeão”, diz José Antonio Fay, presidente da BRF Brasil Foods.

Paulo Servo também falou da importância do apoio recebido e de um novo horizonte que surge a partir de agora. “Esse apoio vai permitir que o projeto se multiplique pelo país. Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, disse o professor, que acrescenta: ”O que separa uma criança carente de uma possível carreira esportiva e olímpica são apenas três refeições por dia e boa dose de incentivo. Hoje, com essa verba, pude criar uma equipe, que agora conta com dez profissionais (oito professores, um fisioterapeuta e um médico). Isso será muito importante para a meta do projeto que é chegar a mil crianças atendidas somente no Rio”.

Após o anúncio, a ex-atleta Aída dos Santos e o velocista Vicente Lenílson foram homenageados pelo que representam para o atletismo e para esporte olímpico brasileiro. “Vim de família muito pobre e não tive a oportunidade que essas crianças estão tendo. Espero que aproveitem esse projeto maravilhoso e que não esqueçam dos estudos”, disse Aída, que detêm o melhor resultado feminino brasileiro no salto em altura em Jogos Olímpicos, com o quarto lugar obtido em Tóquio, 1964.

Muito emocionado e chorando, Lenílson subiu ao palco para receber a homenagem e aproveitou para anunciar sua volta ao projeto que o acolheu em 1996, quando morou durante três meses na casa do professor Paulo Servo, em Curicica. “É muito bom receber essa homenagem e voltar para casa. Estava sem técnico e o Paulo estava na minha lista dos melhores treinadores do país. Não sabia nem se ia ser aceito, mas resolvi pedir e fui muito bem recebido. Estou voltando para me preparar para as próximas competições e para servir como exemplo para essa garotada que tem um futuro brilhante pela frente”, disse emocionado.

O projeto - Inclusão social por meio do esporte. Esse é o segredo do sucesso do Instituto Lançar-se para o Futuro, fundado pelo professor de Educação Física Paulo Servo, em 1982, no bairro de Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto social, que já beneficiou mais de quatro mil crianças e adolescentes por meio do atletismo e atende hoje cerca de 600 jovens, com idades entre 11 e 20 anos.

A aposta na inclusão social por meio do esporte gerou frutos e mudou a vida de muitas crianças e adolescentes, como a velocista Bárbara Leôncio e os jovens talentos Jonatha do Nascimento e Alan Jardim do Santos. No Instituto, os atletas são treinados por profissionais das mais variadas modalidades do atletismo e contam com acompanhamento médico, odontológico e nutricional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira