Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2007 - 08:56

Brasil faz em novembro leilão de exploração de petróleo

Brasília (DF) - O Brasil realizará um esperado leilão de licenças de exploração e produção de petróleo e gás em novembro, após decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em reunião no dia 25 de junho (segunda-feira)

Investidores do setor, incluindo petrolíferas estrangeiras, têm esperado que o Brasil continue seus leilões após a oferta anual de 2006 ter sido cancelada. Para eles, não realizar uma licitação este ano significaria dificultar investimentos.

O CNPE, maior consultor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para questões energéticas, é presidido pelo ministro de Minas e Energia e compreende os titulares da Casa Civil, Fazenda e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outros.

Companhias locais e estrangeiras estão ávidas para obter espaço no país com uma das maiores taxas de produção de petróleo nas Américas.

O leilão do ano passado foi cancelado devido a uma decisão judicial impondo limites para companhias comprarem uma certa quantidade de blocos em cada área. Os limites afetaram principalmente a Petrobras, que tradicionalmente é a compradora mais ativa de direitos de concessões no Brasil.

O país abriu seus recursos de petróleo e gás para exploração de companhias estrangeiras em 1998 e desde então tem vendido licenças para centenas de blocos via leilões, que se tornaram um dos eventos anuais mais importantes do tipo.

A Royal Dutch Shell e algumas outras empresas internacionais já estão produzindo petróleo no Brasil em parceria com a Petrobras. A Devon Energy deve se tornar a primeira produtora estrangeira no Brasil não associada à estatal quando começar a explorar seu campo Polvo no próximo mês.

O Brasil, que produz 1,8 milhão de barris por dia, chegou à auto-suficiência em petróleo pela primeira vez este ano e autoridades do setor disseram que os leilões são necessários para garantir esse status no longo prazo.| Por Andrea Welsh/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira