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02/09/2010 - 09:39

NOVAS/B apresenta estudo inova para executivos de marketing

Estudo inédito mostra como pensam, agem e no que acreditam os consumidores brasileiro.

A agência de publicidade NovaS/B e a consultoria True Brand & Business realizaram ontem em em São Paulo uma apresentação do estudo INOVA – Indicadores de Valores e Atitudes para 20 executivos de marketing de empresas como 20 executivos de empresas como Grendene, Gol, Kimberly Clark e Grupo Rio Quente, entre outros.

O INOVA foi idealizado pela NovaS/B e constitui um rico e inédito banco de dados que permite entender o consumidor brasileiro a partir de seus valores, crenças e atitudes diante de assuntos como religiosidade, educação, família, sexualidade, lazer e de outros temas do cotidiano. “Não é uma pesquisa de opinião nem um levantamento sobre hábitos de consumo. É um modo muito mais amplo, completo, de entender o consumidor a fim de trabalhar as estratégias mais adequadas para chegar nele”, afirma Bob Vieira da Costa, sócio-diretor da NovaS/B.

Ou seja, o objetivo maior do estudo é conhecer mais profundamente como pensa, sonha e age o cidadão para que as empresas e organizações possam atender melhor aos seus anseios como agente economicamente ativo, trabalhador e consumidor.

O INOVA traz alguns dados surpreendentes. Por exemplo, o estudo mostra que a religiosidade é o valor mais importante para os brasileiros, seguido pelo respeito aos mais velhos, igualdade de oportunidades, educação e trabalho duro. “Trata-se de uma visão que desmitifica o povo brasileiro, sempre identificado com um espírito ‘Macunaíma’. O INOVA mostra que o brasileiro valoriza o trabalho e respeita fortemente instituições como a família”, afirma Alessandro Bottini, diretor de Planejamento da NovaS/B.

O trabalho foi realizado em parceria com Flavia Faugeres e Alexandre Macedo, sócios da True, que aceitaram o desafio de construir o escopo do estudo, que foi realizado, no campo, pela TNS Research. Foram mais de 2.700 detalhadas entrevistas em 22 cidades brasileiras. Como resultado, o INOVA apontou a existência de 9 valores que permeiam o dia-a-dia dos brasileiros, além 48 “personas”, construídas a partir de comportamentos declarados e valores assumidos dos entrevistados e que representam os perfis atitudinais dos brasileiros.

Além disso, os dados coletados podem ter recortes e cruzamentos praticamente infindáveis, que permitem identificar, por exemplo, o que pensam, como agem e no que acreditam as pessoas que são usuários incondicionais da tecnologia ou aquelas que são adeptas do culto ao corpo. Ou, ainda, qual é o perfil dos paulistanos, dos curitbanos, dos cariocas. Ou, então, como o brasileiro vê o seu país. Ou...

Tal trabalho consumiu quase um ano e investimentos de R$ 1 milhão. A NovaS/B idealizou esse estudo porque as recentes mudanças no tecido socioeconômico brasileiro trouxeram, em si, uma alteração da percepção do consumidor como cidadão, como homem, como mulher. Numa pesquisa anterior também realizada pela agência, a NovaS/B apurou que o acesso aos bens de consumo pela classe C mostrou, por exemplo, como a auto-estima é um importante componente dos desejos dessa faixa da população e que passou a ser atendida. Como reflexo direto disso, a indústria de higiene e beleza vem crescendo nos últimos anos, se regionalizando e consolidando suas marcas.

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