Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/09/2010 - 09:57

Em discurso emocionado, presidente do Consea celebra avanços e aponta desafios

Em um discurso marcado em vários momentos pela emoção, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, fez agradecimentos ao presidente Lula e aos integrantes do conselho, celebrou os avanços dos últimos anos e também apontou desafios para o Brasil no campo da segurança alimentar e nutricional.

"O movimento social pela soberania e segurança alimentar e nutricional e pelo direito à alimentação adequada soube ocupar com seriedade e competência o espaço que nos foi oferecido, apresentando proposições fundamentadas, apontando problemas, fazendo criticas - quando cabidas - e, sobretudo, atuando como um importante instrumento de interlocução do governo com a sociedade", afirmou Renato S. Maluf.

O discurso foi feito na última quarta-feira, no evento que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de criação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), no Palácio do Itamaraty, ao final de reunião plenária do Consea, em ato que contou com a presença de presidentes de Conseas estaduais, conselheiros e convidados.

"Os integrantes do Consea se sentem orgulhosos por terem sido parte ativa desse processo desde seu início, em 2003. Somos reconhecidos e gratos por Vossa Excelência ter criado esse importante espaço de participação social, localizando-o junto ao seu gabinete e dando ao tema a importância e visibilidade que merece", afirmou.

Ele reconheceu o trabalho de conselheiros e militantes. "Peço licença para prestar uma homenagem aos conselheiros e também àqueles que se mobilizam em todos os estados e centenas de municípios, realizando trabalho voluntário com muita dedicação".

Agradeceu também a duas personalidades que participaram do evento - o presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) e a socióloga Anna Maria de Castro, filha de Josué de Castro, patrono do conselho.

"É com muito prazer que saúdo a querida Anna Maria de Castro, filha do nosso patrono Josué de Castro, que completaria 102 anos de vida agora em setembro¿, disse ele, emocionado. Sobre o deputado, ele falou: ¿A aprovação da emenda que incluiu a alimentação na Constituição teve decisivo apoio da Frente Parlamentar liderada pelo deputado Nazareno Fonteles, que está aqui presente".

Ele se dirigiu mais uma vez ao presidente Lula para falar sobre a importância do decreto. "O decreto que o senhor assinou hoje nos dá a perspectiva de ter, em até doze meses, um plano nacional com metas claras e recursos definidos, consagrando o compromisso de todos os setores e nos credenciando a participar da formulação do Plano Plurianual 2012-2015".

O presidente do Consea revelou que o conselho vai buscar um pacto de gestão federativo. "Nós vamos buscar a adesão de ministérios, governos estaduais e municipais. Desse modo, chegaremos à IV Conferência Nacional em condições de firmar um pacto de gestão federativo pela promoção do direito humano à alimentação".

Ele afirmou que os indicadores de consumo revelam o crescimento de hábitos alimentares danosos à saúde no Brasil, com o aumento do sobrepeso e da obesidade. Defendeu as iniciativas da Anvisa de regulamentar a publicidade de alimentos e criticou o fato de o país ser o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

"Queremos, presidente Lula, continuar desempenhando esse papel no futuro, que nossos temas continuem prioritários na agenda, avançando na direção de promover o direito a uma alimentação adequada e saudável, e que o Consea continue a ter a visibilidade e capacidade de mobilização do governo e da sociedade que adquiriu no governo de Vossa Excelência", finalizou. [www.presidencia.gov.br/consea [email protected] ] | . Marcelo Torres

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira