Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2010 - 04:24

Mineração e siderurgia debatem sobre sustentabilidade, em Belo Horizonte

O reaquecimento da demanda mundial por matéria-prima e os anunciados planos de investimentos do setor no País, da ordem de US$ 62 bilhões até 2014, refletem o bom momento da mineração. Em meio a este cenário positivo, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM promove a 40ª edição do Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e a 11ª edição do Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro.

Os eventos - reconhecidos como um dos principais fóruns de discussão sobre os aspectos técnicos, científicos, econômicos e ambientais da produção mineral e de ferro primário (etapa mais intensiva em capital, energia e emissões de toda cadeia siderúrgica) - serão realizados no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 19 e 22 de setembro.

A comissão organizadora espera a participação de aproximadamente 400 profissionais do Brasil e do exterior. “Vamos manter a tradição de fomentar a geração e o intercâmbio do conhecimento técnico-científico de ponta, através da apresentação de trabalhos acadêmicos e cases empresariais, palestras especiais, mesa-redonda, painéis, exposição e visitas técnicas, que darão aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre as melhores práticas operacionais e as inovações implementadas por empresas líderes nos seus segmentos, bem como sobre as pesquisas realizadas pelas universidades na área de redução e tecnologia mineral”, sintetiza o engenheiro José Henrique Noldin Jr, gerente técnico da Tecnored Desenvolvimento Tecnológico e um dos coordenadores dos eventos.

Os debates girarão em torno do tema ‘Sustentabilidade na Mineração e na Siderurgia’, com destaque para a segunda-feira, 20, quando acontece o IV Painel do Ferro Gusa Verde (manhã) e as palestras convidadas (tarde).

“O gusa-verde tem forte apelo de sustentabilidade ambiental e social ao utilizar o carvão vegetal proveniente de florestas replantadas pelos guseiros independentes”, diz Vânia Lúcia de Lima Andrade, especialista em processamento mineral da Vale e também coordenadora dos eventos da ABM. A engenheira acrescenta que na parte da tarde a expectativa é também de um debate muito rico, “uma vez que a responsabilidade social e ambiental tem sido o pano de fundo de todo o plano de desenvolvimento do setor mineral nos últimos anos”.

O 40º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e o 11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro contam com o patrocínio das empresas Vale (anfitriã), ArcelorMittal, Buckman Laboratórios, Calorisol, Cemi, Cobrapi, CSN, Enfil, Inbras, Kuttner, Lumar Metals, Metso, Paul Wurth, Reframax, RIP, Samarco, Sibelco, Siemens-Vai, SunCoke, Togni e Usiminas.

Apoiam os eventos, as seguintes entidades: Abcem (Associação Brasileira da Construção Metálica), ABS (Associação Brasileira de Soldagem), Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), Abraco (Associação Brasileira de Corrosão), Abraman (Associação Brasileira de Manutenção), ABTS (Associação Brasileira de Tratamentos de Superfícies), AMS (Associação Mineira Sivicultura), Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Clean Brazil, CNPq, Exodus Turismo, Maney Publishing, Ministério de Minas e Energia – MME, Sindinesfa (Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo), Rana Seguros e Viena Siderúrgica.

Inscrições e mais informações no portal da ABM: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/reducaoetecnologia/2010. | www.abmbrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira