Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2007 - 09:41

Sol reina na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos Rio 2007

O diretor Artístico Luiz Stein apresenta o grande palco móvel montado no centro do Estádio do Maracanã.

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) abriu dia 25 de junho, o Estádio do Maracanã para que a imprensa conferisse a montagem do palco da Cerimônia de Abertura, no centro do gramado. O diretor artístico de Cerimônias, o cenógrafo, videomaker e designer gráfico Luiz Stein, revelou alguns detalhes técnicos que envolvem a operação. “O palco tem o formato de um Sol, que é o centro do céu, pelo menos como imaginamos. O Sol é o astro-rei e o símbolo dos Jogos, lembrado desde a mascote Cauê” afirma Stein. O palco e o restante do gramado, que está sendo coberto com um tecido de nylon sintético, são na cor areia, receptiva às variadas matizes de iluminação. “Do mesmo jeito, pedimos que o público vista branco ou areia, para que também possa receber a interferência deste espetáculo de luz, transformando-se em um painel vivo da festa”, complementa Stein.

Ao lado da também diretora artística Rosa Magalhães, de quem sempre foi um confesso fã, e do produtor-executivo Scott Givens, Stein elaborou o sigiloso projeto das Cerimônias dos Jogos. “Até o fim do Parapan serão 16 meses de imersão. Desde o workshop inicial, a idéia sempre foi a de elencar os 500 anos de história do Brasil através da natureza do País e de como o homem interage com ela. Achamos que a melhor maneira é através das manifestações populares”, afirma Stein. O Diretor Artístico também revela que usou parte de sua vivência de freqüentador do Maracanã – mais de mil jogos do Flamengo - no movimento das torcidas, como parte do processo de criação. “Foi importante esta vivência, saber como o público se comporta”, afirma Stein.

Pelo grande palco móvel Sol - de 28 metros de diâmetro, cinco metros de altura e visão circular - Stein garante que passarão muitas surpresas. “O segredo em relação à surpresa que cada Cerimônia traz é uma forte tradição em eventos desta natureza. O que posso dizer é que a idéia é superar o padrão Pan-americano. Vai ser o maior evento que o Brasil já sediou”, revela Stein. A previsão é de que a instalação do palco seja concluída na próxima quinta-feira, dia 28 de junho. Cerca de 500 profissionais trabalham na instalação técnica de luz, som e palco no Estádio do Maracanã.

“Me sinto um privilegiado de poder participar deste evento. Para um artista de criação, produzir estas Cerimônias é como para um atleta disputar uma final de um campeonato importante: um momento culminante em sua carreira”, finaliza Luiz Stein.

O tecido de nylon que está sendo colocado sobre o gramado nesta semana em caráter de teste será retirado para manutenção do campo e recolocado em uma data mais próxima da Cerimônia de Abertura.

Os números das Cerimônias dos Jogos Rio 2007: 7000 artistas: 4500 na abertura e 2500 no encerramento. Todos voluntários - 200 pessoas na equipe (staff) | 300 pessoas de força de trabalho 25 coreógrafos, incluindo os brasileiros que assinam segmentos do show, como Renato Vieira, Carlota Portela e Lola Gabriel; e 2 internacionais: Doug Jack, Diretor de Coreografia de Massa, e Bryn Walters, Diretor de Coreografia. 1000 luzes movidas por computador, 1020 voluntários de suporte de backstage.Exibição de fogos de artifício de qualidade internacional. * Os portões do Maracanã serão abertos às 14h30 para que o público chegue cedo. | www.rio2007.org.br ou no banner do Cauê lincado neste Canal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira