Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2007 - 09:42

Videoconferência do COB esclarece as últimas dúvidas da delegação brasileira antes da entrada na vila Pan-americana

Ginástica artística e saltos ornamentais serão as primeiras equipes brasileiras a entrar na Vila, no dia 4 de julho.

Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas dos integrantes da delegação brasileira que participará dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou, no dia 25 (segunda-feira), uma videoconferência com a participação de atletas e representantes de comissões técnicas da delegação em seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre. Na videoconferência foram apresentados os procedimentos de logística e operações durante o Rio 2007. A delegação brasileira contará com 967 pessoas, sendo 661 atletas. As equipes de saltos ornamentais e de ginástica artística serão as primeiras a entrar na Vila Pan-americana, no dia 4 de julho.

Cerca de 250 pessoas, entre atletas e representantes das várias modalidades como basquete feminino, nado sincronizado, pentatlo moderno, levantamento de peso, ciclismo, ginástica, hóquei sobre a grama, canoagem, atletismo, remo, patinação, tiro esportivo, beisebol, badminton, boxe, karatê, taekwondo e vôlei, ouviram atentamente as explicações dos dirigentes do COB e do CO-RIO sobre os preparativos e a realização do maior evento esportivo das Américas.

Em aproximadamente duas horas, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o Chefe de Missão da Delegação Brasileira nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, Marcus Vinícius Freire; o Gerente Geral do Departamento Técnico do COB e Sub-chefe de Missão, José Roberto Perillier; o Sub-chefe de Missão, Bernard Rajzman; e do Secretário Geral do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), Carlos Roberto Osório, fizeram apresentações sobre temas como: Delegação Brasileira, Vila Pan-americana, instalações esportivas, legados para a cidade, doping, cerimônia de abertura, uniforme, assessoria de imprensa, entre outros.

“Estamos a poucos dias do começo do Rio 2007. Esses Jogos mudarão a história esportiva do Brasil. Trabalhamos com muito afinco junto com os três níveis de governo para entregar os palcos para que os atletas, os atores principais do evento, brilhem durante a competição”, afirmou Nuzman, revelando também outro desejo. “Espero me sentir premiado com as medalhas conquistadas por vocês. Não tive a chance de competir em edições dos Jogos Pan-americanos, mas tenho certeza de que serei recompensado pelos atletas brasileiros”, acrescentou o presidente do COB.

Na apresentação do COB foram abordados assuntos como o desfile da delegação na Cerimônia de Abertura, a acomodação dos atletas e a distribuição das equipes nos três prédios (Caracas, Santo Domingo e Cali) que serão ocupados pelo Brasil na Vila Pan-americana. “Nosso planejamento é importante na medida em que viabilizará, por exemplo, que todas as atletas do nado sincronizado sejam acomodadas em um mesmo apartamento. Para isso, utilizaremos um quarto reversível. O intuito desta ação foi criar um clima maior de união e entrosamento entre as componentes da equipe”, esclareceu José Roberto Perillier, Gerente Geral do departamento Técnico do COB.

Outros assuntos da reunião foram o funcionamento integral e o cardápio do refeitório, detalhes sobre a policlínica e a possibilidade de os atletas assistirem a competições de outras modalidades. “O padrão adotado pela Missão Brasileira foi o olímpico. Toda a parte estrutural foi estudada para proporcionarmos as melhores condições de conforto e serviços. Isso para que os atletas pensem exclusivamente em treinar, dormir, comer e competir”, revelou o Chefe de Missão Marcus Vinícius Freire. “Essa foi a melhor preparação do Brasil já feita para a disputa de uma competição internacional”, resumiu.

Carlos Roberto Osório mostrou em slides e gráficos a preparação das instalações esportivas. Os atletas ficaram impressionados. “Os esforços foram enormes, mas estamos satisfeitos, pois os atletas terão as melhores condições possíveis para competir. Arenas, estádios, pistas e acomodações de primeiro nível internacional. Aproveitamos bem as imensas possibilidades apresentadas pela cidade do Rio de Janeiro, com seu perímetro urbano privilegiado. O legado esportivo deixado para a cidade é imensurável”, analisou Osório.

A maior parte das dúvidas dos atletas, dirigentes e treinadores foi respondida durante a explanação dos palestrantes. Ao final da apresentação, o COB abriu para perguntas que poderiam ser feitas de todas as seis cidades envolvidas na videoconferência. A atleta da natação sincronizada, Lara Teixeira, perguntou se o Parque Aquático Maria Lenk estará disponível para reconhecimento antes do dia 8, quando será aberto o complexo de desportos aquáticos. “Posso garantir que o complexo estará aberto aos atletas numa data anterior à da sua abertura”, respondeu, Nuzman.

O presidente do COB ainda esclareceu dúvidas sobre a utilização de ferramentas virtuais como os blogs. Os atletas podem atualizar os blogs pessoais durante os Jogos, porém sem colocar fotos ou vídeos dos eventos. “Gostaria de deixar claro que essa é uma medida adotada pelo Comitê Olímpico Internacional desde os Jogos Olímpicos de Inverno Turim 2006”, disse Nuzman.

As equipes de beisebol, futebol (masculina e feminina), hóquei sobre grama (masculina e feminina), maratona aquática (masculina e feminina) e remo (masculina e feminina) entrarão na Vila Pan-americana no dia 5 de julho, unindo-se às de saltos ornamentais e ginástica artística, que chegam no dia 4. | www.cob.org.br, ou clique no banner do Cauê lincado neste Canal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira