Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2010 - 04:33

Comandante de UPP do Santa Marta é homenageada na ALERJ

Na presença de familiares e de muitas crianças da comunidade do Santa Marta, a major Pricilla de Oliveira Azevedo, comandante da Unidade da Polícia Pacificadora (UPP) do morro, recebeu a Medalha Tiradentes, no dia 02 de setembro (quinta-feira). Na comunidade há quase dois anos, a policial recebeu a principal comenda do estado das mãos do deputado Márcio Panisset (PDT), que explicou o motivo da homenagem. “Ela é a primeira oficial feminina a exercer esta função e tem um currículo brilhante. Sua dedicação no exercício de suas atribuições e, principalmente, o carinho e respeito profissional conquistado em todos os lugares por onde passou são exemplos do merecimento desta honraria”, ressaltou o parlamentar. “A major é carismática, humana, justa, querida pelos seus superiores, pelos comandados e pela comunidade de Botafogo. A unidade por ela comandada é exemplar e serve de modelo para as demais UPPs”, destacou Panisset.

Famoso pela vista deslumbrante de toda a orla da Zona Sul e por ter sido cenário do clipe musical do cantor Michael Jackson, o morro Dona Marta tem sido praticamente a moradia da policial, que tem dedicado todo o seu tempo para cuidar da pacificação da comunidade antes dominada pelo tráfico de drogas. Emocionada, Pricilla lembrou que, quando assumiu o comando da UPP, os moradores enxergavam os policiais com desconfiança. “Eles nos tinham como inimigos e foi muito difícil”, lembrou. “Hoje é completamente diferente. Interagimos, há confiança e já fui até convidada para ser madrinha de casamento de moradores”, contou orgulhosa. Na corporação há 13 anos, Pricilla disse que sempre se inspirou em um tio policial para entrar na corporação. “Nunca imaginei que um dia chegaria aqui, mas essa atividade é muito gratificante e tenho dado tudo de mim”, afirmou a major, acrescentando que não tem tido tempo sequer de cuidar de sua vida pessoal.

Durante a solenidade, o comandante das UPPs, coronel Robson Rodrigues da Silva, destacou que Pricilla tem uma simplicidade que foi sendo ainda mais lapidada durante sua atuação no Santa Marta e que, acompanhando os trabalhos da major, qualquer um entenderia a sua indicação para comandar a UPP. “Ver a simplicidade da major se integrando à complexidade desta atividade, com uma habilidade fora do comum, até intuitiva, para lidar com a comunidade, é impressionante. O cuidado que tem com os jovens, os moradores, só poderia ter como resultado este amor que a comunidade tem por ela”, frisou. Ex-comandante geral da Polícia Militar, o coronel Ubiratan Ângelo ressaltou que o momento era de orgulho para a corporação. “É como se nós estivéssemos nessa farda, incorporados na pessoa da Pricilla. Além de parabenizar, agradecemos o sentimento que ela nos dá por sermos cidadãos honestos e reconhecidos por nossa atuação. Hoje vemos aqui um grande e bom fruto da PM”, afirmou.

A UPP do Santa Marta, que fica no bairro de Botafogo, zona Sul da cidade do Rio, foi inaugurada no dia 19 de dezembro de 2008. Trata-se da primeira experiência da Secretaria de Estado de Segurança dentro da política de polícia de proximidade. A unidade opera com 123 recrutas que foram preparados em um curso de especialização. A comunidade tem 54.692 metros quadrados, seis mil moradores e mais quatro mil em seu entorno. Durante a solenidade, outros 10 policiais da equipe da UPP do Santa Marta foram homenageados com moções. [www.alerj.rj.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira