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26/06/2007 - 09:51

Manutenção preventiva do asfalto evita prejuízos e oferece segurança aos usuários


A pavimentação não deve ser encarada como uma solução eterna. Todas as estradas, rodovias e ruas necessitam de manutenções para obter condição operacional, pois sofrem deterioração constante com o tráfego de veículos e os fatores ambientais. Uma técnica de manutenção preventiva utilizada na Europa e EUA é a selagem de trincas, empregada para evitar a infiltração de água ou material particulado, que contribui para preservar a integridade estrutural do pavimento. “Quando a água infiltra, atinge as camadas inferiores, contamina as bases e sub-bases, ocasionando a perda da capacidade portante e elástica dos materiais”, explica o químico José Leonel Alves dos Santos, da Lwart Proasfar Química, empresa que produz e comercializa produtos asfálticos e sistemas impermeabilizantes.

A Lwart Proasfar Química desenvolveu o LW Rodoselante, um mastique de base asfáltica enriquecida com polímeros de última geração e aditivos que conferem ao produto alta elasticidade, bem como resistência à fadiga e fácil aplicação, que permite a liberação do tráfego após meia hora de aplicação. O produto é indicado para selagem de trincas longitudinais e transversais e, também, para solucionar problemas de trincas de blocos em grandes dimensões.

Comprovadamente, a selagem de trincas retarda a necessidade de reparo, uma vez que a velocidade de deterioração do pavimento será reduzida. “Após a manutenção com selagem de asfalto elastomérico, consegue-se prolongar, em média, três anos a vida útil do pavimento”, enfatiza o químico. Por isso, pavimentos que têm manutenção periódica certamente terão maior durabilidade, propiciando mais segurança ao tráfego.

Os benefícios diretos da execução de manutenção preventiva com a selagem de fissuras e trincas do pavimento são traduzidas pela contribuição positiva para a vida útil do pavimento, adiamento de serviços onerosos de recuperação e reconstrução, contribuição para melhor dirigibilidade, maior segurança e valorização do investimento. “Por estes motivos, as empresas privadas, públicas e concessionárias, que não tomarem medidas como esta, de manutenção preventiva, terão prejuízos financeiros e, ainda mais grave, colocarão a segurança dos usuários, pedestres e propriedades em risco”, ressalta José Leonel.

Descrição do LW Rodoselante - O LW Rodoselante é composto de cimento asfáltico modificado com adição de elastômeros de última geração, o que proporciona alta aderência, alongamento com memória elástica e resistência à fadiga para suportar as movimentações do pavimento e resistir às intempéries. O produto atende à norma ASTM D5329.

Perfil da Lwart Proasfar Química - Fundada em 1997, na cidade de Lençóis Paulista (SP), a Lwart Proasfar Química fabrica e comercializa produtos asfálticos para pavimentação e sistemas impermeabilizantes, e atua nos mercados de construção civil, industrial e varejo. Inovadora, recentemente criou o Programa Lwart Umidade Zero – Programa L.U.Z. – específico para a impermeabilização e restauração de condomínios residenciais e comerciais. Possui um portfólio de 206 produtos.

A empresa faz parte do Grupo Lwart, fundado em 1975 pelos irmãos Luis, Wilson, Alberto e Renato Trecenti, que mantém, também, negócios nos setores de rerrefino de óleos lubrificantes, reflorestamento de eucalipto e produção de celulose, gerando mais de 1500 empregos diretos e 1000 indiretos.

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